O QUE É VERDADE OU FAKE SOBRE O FRIO INTENSO QUE CHEGA AO BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS?

27/07/2021 - 08:54

 As fake news têm se espalhado com muita facilidade nas redes sociais, portanto, procure sempre fontes confiáveis para sua informação. E como todos estamos preocupados com a notícia de que a partir de amanhã uma intensa massa de ar frio de origem polar chegará ao Brasil, vamos conferir o que é ou não verdade de acordo com o Climatempo. 

Brasil terá a onda de frio mais intensa do século: FAKE! Mas é verdade que a massa de ar frio irá provocar queda muito acentuada de temperatura no centro-sul do Brasil e até em áreas da Região Norte. Na Região Sul, é muito provável que tenhamos a onda de frio mais intensa dos últimos anos, mas não do século.
 
Temperatura pode ficar abaixo de -15ºC no Sul do Brasil: FAKE! O Climatempo estima que um novo recorde poderá ser estabelecido, muito provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, com algum valor entre -8°C e -10°C.
 
Sensação térmica pode chegar a -25ºC na serra da Região Sul: VERDADE! Além da baixa temperatura, a sensação térmica será diminuída pela ação de ventos moderados. Por isso, em áreas altas de serra, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC. 
 
Há risco de neve no estado do Rio De Janeiro: FAKE! O Climatempo não confirma a chance de neve para a região, mas estão previstas geadas para os próximos dias.
 
Onda de frio desta semana será mais duradoura: VERDADE! Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas na Região Sul e alguns pontos da região Sudeste, no período de 28 a 30/07. 
 
Frio baterá recorde histórico em São Paulo: FAKE! A menor temperatura já registrada na cidade de São Paulo, desde 1943, foi de -2ºC em agosto de 1955. Nos próximos dias, estações meteorológicas mais ao sul da Grande São Paulo poderão novamente registrar temperaturas negativas, mas não há chance de recorde de frio histórico, apenas recorde de menor temperatura do ano.  
 
Na Região Sudeste, as menores temperaturas deverão ocorrer nos dias 29 e 30/07, com mínimas entre -2°C e -3°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Também são previstas temperaturas negativas em Mato Grosso do Sul (região de Rio Brilhante) e no sudeste paulista (região de Itapetininga).

Clique aqui para ver outras notícias!