Outubro Rosa

17/10/2013 - 10:32

O câncer de mama é a primeira causa da morte de mulheres por tumor no Brasil. Entre as mortes por doenças no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA, em 2012 estimava-se que no Brasil surgiriam 52.680 casos novos desta doença, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer, que está ligado ao estilo de vida da mulher moderna, é o que mais afeta o público feminino nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte é o segundo tumor mais incidente.

Com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa ganhou repercussão mundial, obtendo a adesão de diversas cidades que, em apoio à campanha, enfeitam ou iluminam prédios e monumentos com a cor rosa, símbolo da ação.

 

Toda mulher, independentemente do histórico familiar, deve fazer mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Lembre-se que, quando detectado precocemente, a chance de um tratamento menos agressivo e mais eficaz são maiores, aumentando as probabilidades de cura. Após os 40 anos, faça mamografia.

 

A Energia apoia a Campanha Outubro Rosa!

Clique aqui para ver outras notícias!