PACIENTES DO HOSPITAL AMARAL CARVALHO RECEBEM PERUCAS DOADAS POR VOLUNTÁRIO

21/11/2016 - 10:08

Há dois anos o morador de Boituva, Benedito Oliveira, passou a fabricar e a doar perucas para pacientes com câncer que se tratam no Hospital Amaral Carvalho em Jaú. Nesse período já foram mais de 90 perucas entregues na Entidade Anna Marcelina de Carvalho da Fundação Amaral Carvalho. O aposentado se sensibilizou com a luta dos pacientes quando foi ao hospital levar a neta, diagnosticada com um tumor benigno e passou a ajudar as pessoas.

 
“Eu queria vê-las sorrindo, queria vê-las bonitas como elas são. A mulher sem o cabelo fica muito desmotivada. E a mulher sem motivação não tem ajuda no tratamento. Uma das coisas que ajuda no tratamento é a autoestima, ela estando bem, ela já vai receber o tratamento com mais alegria e tem mais facilidade para vencer essa doença”, conta Benedito.
 
Patrícia de Souza Reis, 45 anos, é uma das pacientes que ganhou uma peruca de Benedito. Patrícia é de Salvador e fez um transplante de medula em Jaú. Mesmo sofrendo com os efeitos da quimioterapia, como a queda de cabelo, Patrícia não deixa de abalar e está mais feliz com o presente.
 
“A gente fica feliz, porque cabelo é a autoestima de uma mulher, a gente se sente bem com cabelo. E careca não, a gente sai na rua, todo mundo olha, fica comentando. Se a gente coloca uma peruca a gente passa e ninguém fica olhando. Homem passa careca na rua e ninguém olha, mas é uma mulher passar e o preconceito é grande. Todo mundo comenta. Já a gente de peruca ninguém vai olhar. Quando eu chegar em Salvador vou me achar.”
 
O encontro dos dois fez com que ele ganhasse mais uma amiga. “Eu acho que uma pessoa como a Patrícia é uma pessoa que eu nunca vou esquecer, nem ela vai esquecer de mim. É uma emoção, é um vínculo que estamos criando agora que não vai se acabar. Eu vou criando uma nova família”, diz Benedito.
 
Já Patrícia, emocionada, agradeceu a bondade do aposentado. “Eu acho chocante o trabalho dele que faz doação para pessoas carentes que não tem condições de comprar uma peruca, que a gente sabe que é cara. Qual o pobre que tem condições? Vai usar lenço o tempo todo. Eu acho muito bom o trabalho dele, muito legal mesmo.”
 
Segundo o diretor de apoio social da Fundação Amaral Carvalho Eduardo Tadeu Guedes Piragino, a Fundação Amaral Carvalho atende 95% dos pacientes pelo SUS. “A gente não consegue fazer tratamento de câncer sem fazer assistência social.  A maioria não tem dinheiro para ficar próximo ao hospital para fazer o tratamento e ficam nas casas de apoio. É muito importante que a paciente resgate a autoestima, afeta positivamente, isso faz toda diferença no tratamento. Mas uma peruca custa entre R$ 700 e R$ 1500 e muitos não conseguem comprar. O trabalho dele é especial. Em 2016 ele doou 90 perucas para o hospital.”
 
A Fundação do Hospital Amaral Carvalho recebe doações de mechas de cabelo e enviam para o Benedito fabricar as perucas.
 
 
G1.

Clique aqui para ver outras notícias!