Pacientes em estado grave aguardam vagas na UTI

27/05/2014 - 09:47

Mesmo com a ampliação de 12 novos leitos de UTI na Santa Casa de Jaú, ainda faltam vagas para atender a pacientes que necessitam de internação na unidade de tratamento intensivo do hospital.

Ontem 12 pessoas em estado grave estavam no pronto-socorro aguardando transferência para UTI, informou a assessoria de imprensa da instituição hospitalar.

O hospital filantrópico, que atende a uma região com aproximadamente 350 mil habitantes, está sobrecarregado, já que vem aumentando significativamente os atendimentos no pronto-socorro.

O último levantamento do departamento de estatística mostrou que a Santa Casa chegou a realizar este ano mais de 22.300 atendimentos em um único mês, 40% a mais do que a média mensal no ano de 2013.

O crescente número de atendimentos vem sendo observado há alguns anos, mas, em 2014, com a epidemia de dengue que assolou a cidade, o problema se agravou ainda mais. 

Segundo último levantamento da Secretaria de Saúde, até ontem 4.042 pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue.

O aumento de pacientes politraumatizados, provenientes de acidentes nas estradas da região, também contribuiu para o crescimento dos casos com necessidade de tratamento intensivo.

O perfil epidemiológico dos pacientes da Santa Casa também mudou muito nos últimos anos. Hoje o hospital recebe muito mais pacientes com histórico de doenças cardíacas, neurológicas, degenerativas e respiratórias, com quadros clínicos descompensados, que chegam em estado grave, necessitando de intervenção médica e manutenção da vida por meio de aparelhos utilizados nas UTIs.

Em dezembro do ano passado, 12 novos leitos foram criados, mas, ainda assim, não atendem à demanda do hospital. A Santa Casa dispõe hoje de 44 leitos de UTI, sendo 31 para adultos e 13 para crianças, informa a assessoria de imprensa. 

Clique aqui para ver outras notícias!