Pichações com símbolos nazistas

07/10/2013 - 09:27

Pichações com símbolos nazistas encontradas em pelo menos 12 pontos de acesso público em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), levaram a Polícia Civil a abrir uma investigação sobre a ação de grupos neonazistas na cidade. Símbolos que remetem ao nazismo, como a suástica, círculos com a letra A e números relacionados às teorias do ditador alemão Adolf Hitler foram pichados inclusive em escolas públicas nos últimos dias.

 Por determinação do delegado seccional Antonio Soares da Costa, o 2º Distrito Policial passou a investigar o caso. Além do dano causado ao bem público pela pichação, segundo o delegado, existe a suspeita de que grupos de skinheads estejam se organizando na cidade para fins possivelmente ilícitos.

As pichações cresceram após as manifestações populares ocorridas em várias partes do Brasil, inclusive em Botucatu, entre junho e julho, mas na cidade houve pelo menos um caso de violência com possível participação de skinheads.

Um homossexual foi agredido na Praça Comendador Emílio Pedutti, na região central e, pela descrição da vítima, os agressores vestiam-se de forma característica e um deles tinha a cabeça raspada. A Polícia Civil montou um banco de dados sobre as pichações que, além de fazer apologia ao nazismo, trazem ofensas a homossexuais.

Alguns suspeitos estão sendo investigados, mas até o momento ninguém foi indiciado. Fazer apologia ao nazismo, vinculado ao preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, é considerado crime pelas leis brasileiras. As penas incluem multa e prisão.

Clique aqui para ver outras notícias!