Plano contra enchente contempla alerta de tempestade por celular

28/11/2013 - 11:40

 Em breve, os bauruenses poderão ser avisados pelo celular sobre a aproximação de tempestades na cidade. Assim que o alerta for lançado pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, também conseguirão acessar as opções de rota alternativa, de acordo com sua localização, a fim de evitar as vias onde os alagamentos são frequentes.

 

A novidade está prevista no plano de contingência contra enchentes, que deverá ser apresentado pela prefeitura ao Ministério Público Estadual no final da semana que vem.

 

Em reunião realizada ontem, os órgãos da prefeitura envolvidos no projeto chegaram à conclusão de que é possível disponibilizar o aplicativo de alerta por celular, que já vem sendo desenvolvido há algum tempo pelo departamento de tecnologia da informação do município.

 

Segundo o secretário municipal de Obras, Sidnei Rodrigues, se tudo correr dentro do programado, a ferramenta poderá ser disponibilizada para download ainda neste ano.

 

 

Segundo Rodrigues, “A pessoa, se quiser, poderá ser alertada até mesmo por e-mail. É um aplicativo que será disponibilizado no site da prefeitura”.

 

Da reunião de ontem, participaram representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Emdurb e das secretarias municipais de Obras e Administrações Regionais.

 

Além da novidade tecnológica, a prefeitura acenou com a possibilidade de instalar, a partir do ano que vem, câmeras de monitoramento nos principais pontos de alagamento da cidade.

 

De acordo com Sidnei, a importância deste tipo de dispositivo é compartilhada por todo o grupo que está elaborando do plano de contingência.

Clique aqui para ver outras notícias!