PREFEITO LIBERA COMÉRCIO EM PIRAJUÍ

15/04/2020 - 11:23

 

Pirajuí - Decreto publicado pelo prefeito de Pirajuí (112 quilômetros de Jaú), Cesar Fiala, libera a abertura do comércio para serviços considerados "não essenciais". Lojas de roupas, eletrodomésticos e calçados, por exemplo, podem funcionar, mas com restrição de clientes. As academias também estão autorizadas a abrir, mas com distanciamento entre os usuários. Essa flexibilização, porém, vem sendo alvo de questionamentos.

Nos dois últimos dias, o JC recebeu diversas mensagens de moradores do município com dúvidas sobre a legalidade da abertura do comércio. "Aqui, fizemos os primeiros quinze dias à risca e (depois) optamos por flexibilizar e seguir as regras dos estabelecimentos essenciais", explica o chefe do Executivo. "Alteramos aqui as lojas de móveis e eletrodomésticos, um por vez, seguindo as mesmas regras dos supermercados".

A mesma medida se aplica a salões de barbearia, cabeleireiros e manicures, segundo o decreto. Já as lojas de roupas e calçados podem atender dois clientes por vez. No caso de academias de ginástica e musculação, o decreto exige que o número de alunos seja limitado para que não ocorra uma aglomeração simultânea de pessoas. Segundo Fiala, esses locais também devem respeitar distância mínima de um metro entre alunos.

O prefeito diz que as regras para lanchonetes e restaurantes não mudaram, sendo permitida apenas venda por aplicativo ou telefone e a entrega em domicílio ou retirada no balcão, pelo sistema pague e leve. Ele também ressalta que espaços públicos continuam fechados e que a realização de missas, cultos e eventos continua proibida. "Seguimos o decreto da quarentena", declara. "E seguiremos o decreto até o dia 22".

Na opinião de Fiala, essa flexibilização não contraria o decreto de quarentena do Estado, que estabelece o fechamento do comércio e suspensão de serviços não essenciais até 22 de abril. "Acredito que a pandemia irá chegar ainda por aqui. Confio nas ações do governo do estado. Acho que nas cidades maiores, aonde existe um maior fluxo de pessoas, transporte coletivo sempre lotado, a realidade seja outra", afirma.

O chefe do Executivo lembra que Pirajuí registra um caso positivo da Covid-19. "Um caso confirmado, que estava de passagem por aqui e acabou dando o endereço de Pirajuí. Até o momento, não houve sequer um aumento de caso confirmado ou suspeito", revela. "Acho que a pequena flexibilização foi um ato justo, tendo em vista que não tem uma calamidade por aqui ainda, somente uma situação de emergência".

Fonte: JC NET

 

 

Clique aqui para ver outras notícias!