Prefeituras tem verba para o 13º

09/12/2013 - 10:00

 As prefeituras de cidades da região devem pagar no atual exercício financeiro aproximadamente 16 milhões e 400 mil reais relativos ao 13º salário. Praticamente metade desse montante diz respeito ao funcionalismo público de Jaú.


Diferentemente da iniciativa privada, que é regida pela Consolidação das Leis do Trabalho, em que o salário extra é pago em duas parcelas, no serviço público há outras formas de pagar o décimo terceiro.


Há municípios que, em acordo prévio com os trabalhadores, adotam a proposta de quitar metade ou mais que isso do abono no mês de aniversário do servidor.

 

A possibilidade permite à prefeitura trabalhar com maior folga de caixa ao término do exercício financeiro. Outras cidades efetuam o pagamento no fim do ano.

Representantes de sete prefeituras da região relatam que há dinheiro em caixa para honrar o compromisso com os funcionários.

 

Os gestores devem estar atentos ao fato de que nos últimos meses do ano há aumento das despesas, como o décimo terceiro e férias dos professores, por exemplo, além diminuição da arrecadação.


O secretário de Economia e Finanças de Jaú, Luis Vicente Federici, diz que a Prefeitura trabalhou com fluxo de caixa o ano todo para honrar os compromissos.


Federici também afirma que existe reserva para o abono, para a folha de pagamento de dezembro que será paga em janeiro e para compromissos com fornecedores de dezembro a serem pagos também em janeiro. De acordo com o secretário, há previsão de superavit financeiro ao término deste exercício.

Clique aqui para ver outras notícias!