PRIMEIRO CASO DE GRIPE É CONFIRMADO EM LENÇÓIS PAULISTA

14/06/2017 - 10:41

A diretoria de Saúde de Lençóis Paulista confirmou ontem (13) o primeiro caso de gripe A de 2017 no município. A vítima é uma criança de cinco anos, moradora do Jardim Caju, que chegou a ficar internada no Hospital Nossa Senhora da Piedade, mas foi medicada com Tamiflu e teve alta no último dia 8. Um óbito que pode estar relacionado à doença está sendo investigado.

De acordo com a pasta, a vacina é a forma mais segura de se proteger contra as formas graves da doença. Até o dia 8, 12.785 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe A na cidade, o que representa 67% do público prioritário. O diretor de Saúde Ricardo Conti chama a atenção para a baixa adesão sobretudo entre as crianças (38%) e os professores que, neste ano, foram incluídos nos grupos prioritários.
 
Em Lençóis Paulista, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação foi prorrogada até 23 de junho. Além dos grupos prioritários (crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas e professores), desde o dia 5 de junho, a vacina está liberada para toda a população em todas as unidades de saúde. Em 2016, a vacinação no município alcançou 80% de cobertura do público alvo.
 
Morte suspeita
 
A Prefeitura de Lençóis Paulista também investiga o caso de uma mulher de 42 anos, moradora do Jardim das Nações, que morreu no último domingo (11). Ela havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento, no sábado, com sintomas de gripe A.
 
Segundo a Vigilância Epidemiológica, foi feita a coleta e envio de material para o Instituto Adolfo Lutz, mas os exames ainda não ficaram prontos. Até agora, Lençóis contabiliza um caso positivo da doença, quatro negativos e dois aguardando resultado.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!