PSDB DEFENDE MUDANÇAS NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

22/03/2017 - 10:07

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, se reuniu no início da noite de ontem com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto e, ao deixar o encontro, afirmou a jornalistas ter dito a Temer que a legenda defende mudanças na proposta de reforma da Previdência Social enviada ao Congresso.

Atualmente, a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece a reforma está em análise em uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

"Vim reiterar o nosso compromisso com a votação da reforma, mas manifestei ao presidente, como já havia feito no Congresso, a necessidade de alguns ajustes", declarou Aécio.
 
Entenda: as propostas de Temer para a Previdência Social
 
Segundo o senador, entre os pontos que o PSDB defende mudar na proposta de reforma da Previdência, está a manutenção do atual modelo do Benefício da Prestação Continuada.
 
O programa garante o pagamento de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.
 
Pelo projeto de Temer, a idade mínima para o idoso ter acesso ao BPC passará de 65 anos para 70 anos e o programa, vinculado ao salário mínimo, passará a ter valor estipulado em lei.
 
Trabalhadores rurais
 
Outra mudança que o PSDB defende na reforma sugerida por Temer está relacionada aos trabalhadores rurais. Segundo Aécio, a legenda ainda não decidiu sobre se defende a isenção da contribuição ou a aplicação de uma pequena taxa.
 
Pela proposta do governo, os trabalhadores rurais, que até agora não eram obrigados a contribuir para o INSS, terão de fazer fazer contribuições para se aposentar.
 
Idade mínima
 
De acordo com Aécio Neves, contudo, o PSDB defende a proposta do governo estabelecer idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar.
 
 
G1.
 

Clique aqui para ver outras notícias!