REGRAS DA APOSENTADORIA DO INSS VÃO MUDAR EM 2022

28/12/2021 - 08:36

Começam a valer em primeiro de janeiro de 2022 as novas regras de aposentadoria pelo INSS. As alterações seguem a reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019. 

Nesta rodada, as mudanças concentram-se nas regras de transição por pontos ou por idade mínima, voltadas a quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma. Para esse público, as modificações ocorrem de maneira escalonada, ano a ano.
 
A regra antiga estabelecia idade mínima de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Porém, a partir de janeiro, será de 61 anos e seis meses, sendo que até 2023 encerra-se o regime de transição com o público feminino atingindo os 62 anos para se aposentar. 
 
No caso dos homens, a aposentadoria apenas por idade mínima não sofreu alterações. Ou seja, é necessário chegar aos 65 anos para obter a garantia.Na nova regra de transição por pontos, as mulheres precisam atingir 89 pontos e, no caso dos homens, 99 pontos. Com isso, as mulheres precisam ter 30 anos de pagamentos previdenciários e os homens 35 anos.
 
A modalidade de pedágio de 50% ou 100% do que faltava para se aposentar não sofrerá alteração. Pedágio é o cumprimento do tempo para garantir a aposentadoria. 
 
Conforme o INSS, as mulheres com mais de 28 anos de contribuição e os homens com mais de 33 anos de pagamentos poderão optar pela aposentadoria sem idade mínima, desde que cumpram um pedágio de 50% sobre o tempo mínimo que faltava para se aposentar. Isto é, 30 anos para elas e 35 anos para eles. 
 
Outra regra é aquela que estabelece uma idade mínima e um pedágio de 100% do tempo que faltava para atingir o mínimo exigido de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens).
 

Clique aqui para ver outras notícias!