RIO CLARO LIBERA ABERTURA DE SALÕES DE BELEZA, IGREJAS E LOJAS DE '1,99'

13/05/2020 - 08:40

A Prefeitura de Rio Claro irá autorizar a reabertura de barbearias, salões de beleza, lojas de “1,99” e outros estabelecimentos comerciais, além de igrejas. Também libera o comércio drive-thru de restaurantes e lanchonetes e comércio em geral.

O decreto com as regras para o funcionamento destes estabelecimentos no Diário Oficial de quarta-feira (13). As atividades de academias continuam suspensas. Nesta terça, foi confirmada a 8ª morte provocada por Covid-19 na cidade, que tem 44 casos.
 
Abertura
As igrejas poderão funcionar desde que obedeçam alguns critérios, entre eles, a limitação de lotação em 25% da capacidade máxima do estabelecimento. Também é preciso demarcar os bancos para que haja distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. É obrigatório o uso de máscaras e as igrejas precisam higienizar objetos e superfícies, oferecer álcool em gel e local para higienização das mãos, além de evitar a presença de pessoas sintomáticas e com mais de 60 anos.
 
Consultórios e salões de beleza poderão funcionar com agendamento prévio para evitar aglomeração de pessoas; higienização dos espaços, objetos, superfícies e instrumentos; uso obrigatório de máscaras para funcionários e clientes.
 
Também está liberado a abertura de lojas de “1,99”, desde que comercializem itens alimentícios essenciais ou produtos de higiene e limpeza, e lojas de conveniência de postos de gasolina.
 
Estão autorizados a funcionar em sistemas de drive-thru e delivery: lanchonete, bar, restaurante/rotisserie (exceto aqueles que se localizam em postos de gasolina ao longo de rodovias), depósito de água, depósito de gás, depósito de bebidas, comércio ambulante de alimentos, lojas de tecidos e armarinhos, lojas de roupas, lojas de sapatos, perfumarias e lojas de presentes.
 
Além de academias, não podem funcionar clubes, boates, casas noturnas, cinemas e cursos profissionalizantes.
 
As medidas foram anunciadas pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (DEM), em live realizada no final da tarde desta terça-feira (12).
 
Ele ressaltou que a autorização de funcionamento é temporária e pode ser revista, caso as medidas resultem em impacto negativo na contenção da propagação do coronavírus na cidade.
 
Informações: G1 Bauru e Marília.
Foto: Reprodução Google.

Clique aqui para ver outras notícias!