SANTA CRUZ DO RIO PARDO REGISTRA PRIMEIRO CASO DE FEBRE AMARELA

31/01/2017 - 10:20

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo confirmou ontem, o primeiro caso de febre amarela silvestre. O paciente, um adolescente de 17 anos, morador da cidade, está internado no departamento de moléstias infecciosas do Hospital das Clínicas de São Paulo e seu quadro de saúde é estável. Pelo menos outros 2 casos suspeitos da doença são investigados na região.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, recentemente, o jovem fez trilha de moto em uma área nas proximidades da Escola Técnica Estadual Orlando Quagliato, onde foi encontrada ossada de macaco.
 
Equipes da Secretaria Estadual da Saúde foram até Santa Cruz do Rio Pardo para definir metas visando à imunização de toda população da cidade. A vacinação para moradores da área rural terá inicio hoje.
 
"As equipes percorrerão toda a extensão rural do município em busca de pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou que necessitem de reforço", explica a Secretaria Municipal de Saúde por meio de nota.
 
A orientação é para que todos apresentem a carteira de vacinação para conferência. "Como em 2009 já foi realizada vacinação na zona rural do município, acredita-se que grande parte da população já esteja imunizada", diz.
 
ÁREA URBANA
 
Na área urbana, as pessoas deverão verificar na carteira de vacinação data em que tomaram a última dose da vacina contra febre amarela. Quem já tomou duas doses é considerado imunizado. "Só será necessário reforço para quem tomou uma única dose há mais de 10 anos", esclarece a prefeitura.
 
A DOENÇA
 
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido por meio da picada de mosquitos transmissores infectados, entre eles o Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos.
 
Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave são levadas à morte.
 
A vacina contra a doença é altamente eficaz e segura, mas tem contraindicações. Ministério da Saúde orienta a vacinação para quem vai viajar para áreas com recomendação da vacina com 10 dias de antecedência. A vacina também é indicada para quem mora em áreas de risco.
 
Casos suspeitos
 
Além do caso confirmado de febre amarela em Santa Cruz do Rio Pardo, pelo menos outros 2 pacientes com suspeita da doença aguardam o resultado de exames na região. O primeiro é um morador de Itatinga, que trabalhava em uma fazenda de Avaré, e foi internado com sintomas característicos da doença no Hospital das Clínicas de Botucatu. O segundo paciente é um homem de 31 anos, morador de Barra Bonita, que morreu na última quinta-feira, na Santa Casa de Jaú, também com sintomas de febre amarela.
 
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!