Secretaria de Saúde realiza campanha contra a Tuberculose

06/11/2013 - 10:32

Está em andamento nos postos de saúde de Jahu a Campanha de Controle contra a Tuberculose que vai se estender até o dia 17 de novembro.

A campanha está realizando a busca ativa do paciente sintomático respiratório, aquelas pessoas que tossem por três semanas ou mais.

O objetivo da campanha é identificar precocemente a doença, interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da patologia em longo prazo.

 

 

Durante a campanha a população receberá orientações sobre os sinais da doença e será coletado também material para realização de exames em pessoas que apresentam os seguintes sintomas: tosse com ou sem catarro por mais de três semanas; febre baixa, geralmente à tarde; suor noturno; emagrecimento; falta de apetite e fraqueza.

A enfermeira Alec Oliveira, responsável pelo Ambulatório de Tuberculose em Jaú, informa que para o diagnóstico da doença, a pessoa deve realizar o exame de baciloscopia (exame de escarro), no posto de saúde mais próximo de sua residência.

O exame é totalmente gratuito. Basta levar o RG e o cartão do SUS. Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade.

É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra por meio do ar. Uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença para outra pessoa por meio da tosse e do espirro.
A doença atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O tratamento dura no mínimo seis meses.

Para mais informações, as pessoas podem procurar o Ambulatório de Tuberculose, localizado junto ao NGA (Núcleo de Gestão Assistencial – 25) que fica na Rua Sebastião Toledo de Barros número 296, na Vila Carvalho.

As pessoas também podem ligar para o telefone 3622-3388 ramal 208 e falar com a enfermeira Alec ou com a técnica de enfermagem Cláudia.
 

Clique aqui para ver outras notícias!