SENADO FEDERAL HOMENAGEARÁ O HOSPITAL AMARAL CARVALHO PELOS SEUS 100 ANOS.

10/05/2016 - 10:44

 Por iniciativa da senadora Marta Suplicy, o Senado Federal homenageará o Hospital Amaral Carvalho (HAC) pelos seus 100 anos de existência, em Sessão Especial a ser realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília, no dia 17 de maio. Na ocasião, a Fundação Doutor Amaral Carvalho (FAC) também prestará sua homenagem a parlamentares e personalidades que apoiaram a instituição filantrópica.

 
No evento serão agraciados parlamentares, entre deputados e senadores, com o título de Honra ao Mérito Parlamentar da Saúde, em reconhecimento ao relevante apoio ao HAC, e personalidades com o de Benemérito da Saúde, em gratidão às ações de solidariedade que beneficiam os pacientes do hospital.
 
Para o superintendente do Amaral Carvalho, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, a homenagem que o hospital recebe é um reconhecimento pelo trabalho de todos os médicos, funcionários, diretores e voluntários, que contribuem para que o HAC possa ser considerado um dos mais importantes centros de tratamento do câncer e transplante de medula óssea do País. “Na oportunidade, o hospital homenageia também aqueles que, com o seu trabalho parlamentar ou benemérito, contribuíram com a instituição”.
 
Uma caravana formada por 40 voluntários que prestam assistência a pacientes em tratamento de câncer em Jaú também vai viajar a Brasília para participar do evento. Essa rede de combate ao câncer foi criada há 20 anos e hoje são mais de 5 mil voluntários espalhados por mais de 100 cidades do Brasil, a maioria no Estado de São Paulo.
 
O coordenador das Ligas de Combate ao Câncer do Hospital Amaral Carvalho, José Eduardo Nadalet, um dos homenageados na Sessão Especial, diz que uma das grandes obras do HAC foi a formação da maior rede de combate ao câncer do País. “Com quase 5 mil voluntárias em 105 cidades, essas ligas atendem a aproximadamente 25 mil pacientes carentes com câncer em seus municípios, proporcionando a eles sobrevida com dignidade, como também auxiliando na cura quando possível. Coordenar esse batalhão de guerreiros significa orgulho e um dever cívico e social, permitido e incentivado pelo Hospital Amaral Carvalho”, diz.
 
O apresentador esportivo Milton Neves é um ativo colaborador de entidades sociais, entre as quais a Associação dos Voluntários Muzambinhenses no Combate ao Câncer (AVMCC), que mantém duas casas de apoio disponíveis aos pacientes oncológicos e seus familiares. Uma na própria Muzambinho e outra em Jaú, sede do centenário Hospital Amaral Carvalho. Ele também será agraciado com o título Benemérito da Saúde. “A melhor coisa do mundo é fazer o bem. Minimamente tenho auxiliado o santo Hospital Amaral Carvalho em sua luta contra o câncer. Em Jaú tenho a “Casa de Atendimento ao Muzambinhense com Câncer” e sempre estarei à disposição dos grandes heróis de Jaú que são seus médicos, enfermeiros, funcionários e colaboradores. O Hospital Amaral Carvalho é um orgulho nacional”, ressalta.
 
O centenário Hospital Amaral Carvalho (HAC) é a mais antiga fundação filantrópica privada de assistência à saúde do Brasil e também a primeira unidade hospitalar do interior paulista especializada em câncer. Localizado em Jaú, o HAC é referência em transplante de medula óssea no Brasil, com quase 2.500 procedimentos realizados. Com aproximadamente 300 leitos e cerca de 40 especialidades médicas, o hospital chega a atender por ano a 75 mil pacientes, para os quais realiza mais de 1 milhão de procedimentos oncológicos, incluindo radioterapia e quimioterapia.
 
Os pacientes vêm de todos os estados brasileiros à procura de tratamento, sobrevida e cura do câncer. Tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
jcnet

Clique aqui para ver outras notícias!