Tentativas de fraude

24/10/2013 - 09:56

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes ao Consumidor, entre janeiro e setembro desse ano ocorreu 1 milhão e 58 mil tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade.

 

Nesses casos dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.

 

Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no Brasil. A especialista em segurança da informação da Serasa Experian, Denise Menoncello disse que os golpistas estão criando novas ações para capturar os dados do consumidor.

 

Segundo a especialista, após roubar os dados, o criminoso usa a identidade da vitima ou cria uma nova identidade. O aumento das tentativas de fraude, revelada pelo indicador, está diretamente relacionada com a reinvenção dessa indústria do golpe.

 

Denise afirma que o roubo de informação via internet, e-mails, falsas petições virtuais e celulares é o preferido dos golpistas.

 

Ela aconselha o consumidor a redobrar os cuidados, principalmente com promoções, prêmios falsos e falsos abaixo-assinados que pedem um monte de informações aos cidadãos.

 

A especialista ainda alerta para ligações estranhas de pessoas que se passam por gerente do banco oferecendo condições especiais de empréstimo.

Clique aqui para ver outras notícias!