TERMINA HOJE O PRAZO PARA 'PROVA DE VIDA' DOS APOSENTADOS PELO INSS

28/02/2018 - 11:19

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixaram de fazer o recadastramento de senha, chamado de prova de vida, junto ao banco no ano de 2017 têm até hoje para fazer o procedimento.

Aposentados que fizeram a ação no ano anterior e estão em situação regular só necessitarão fazer a comprovação de vida novamente no mês de vencimento da ação.
 
A prova de vida é obrigatória e realizada diretamente no banco em que o beneficiário recebe a aposentadoria ou pensão mediante apresentação de documento com foto, como carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. 
 
A ação é feita para conferir e validar os dados dos favorecidos, a fim de garantir o pagamento mensal. Quem não realizou o procedimento em 2017 e não o fizer até o prazo estipulado terá o benefício bloqueado até que novo recadastramento seja feito.
 
Caso o beneficiário não possa procurar a agência bancária, por motivos de saúde ou por conta de uma viagem, por exemplo, ele deve enviar um procurador ao instituto.
 
“Um procurador da pessoa, com uma procuração, deve ir a uma agência do INSS, fazer o cadastramento de sua procuração por tempo, para que a gente consiga verificar que existe esse impedimento neste momento. Para que ela tenha dois ou três meses a mais para fazer esse recadastramento”, explica o diretor de Benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, segundo declaração para a Agência Brasil.
 
Números
 
Em Jaú, são 31.006 aposentados e pensionistas mantidos pela agência do INSS do Município. A instituição, no entanto, não informa número de beneficiários que estão em situação irregular na cidade. 
 
Segundo o instituto, ao todo, são mais de 34 milhões de beneficiários em todo o País, sendo que, até o início do mês, cerca de 3,2 milhões ainda não tinham comparecido aos bancos para recadastramento de senha. (Com informações da Agência Brasil).
 
FONTE: COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!