Trotes aumentam em período de festas

02/01/2014 - 09:04

 Neste fim e início de ano, não é só a complexidade de ocorrências que preocupa a Polícia Militar (PM). Nessa época também cresce o número de trotes aplicados através do telefone de emergência 190, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) Regional. Entre dezembro e janeiro (um mês), de uma média mensal de 80 mil chamados, 30% são trotes. 



PM alerta sobre a necessidade de conscientização: a falsa comunicação também é crime. 



O tenente Vitor Maximino de Melo, oficial de relações públicas do Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4), explica que, em outros meses do ano, esses trotes significam 23% da média mensal de chamadas do Copom Regional - que abrange as regiões de Bauru (19 municípios), Jaú (10 municípios) e Lins (10 municípios). 



Deste número de falsas comunicações, 53% são aplicadas por crianças e 47%, quase a mesma quantidade, por adultos. “Geralmente esses números de trotes aumentam nesta época do ano porque é o período de férias escolares e as crianças ficam mais ociosas, por exemplo. Mas o que nos chama a atenção é a quantidade de falsas comunicações feitas pelos adultos também, quase o mesmo número”, destaca Melo. 



Em 2010, 2011 e 2012 as crianças estavam bem à frente dos adultos neste ranking. A Polícia Militar (PM) intensificou as atividades direcionadas ao esclarecimento para as crianças com cartilhas em escolas e os números começaram a diminuir. Elas representaram, respectivamente, nestes três últimos anos, 60%, 62% e 53%, do montante de trotes. 



Quem sofre com a falsa comunicação feita à PM é a própria população. O Copom já trabalha com um determinado número de policiais e viaturas destinados a atender e patrulhar suas regiões. Ao comunicar um crime que não ocorreu, o policial pode estar deixando de atender ou atrasando a presença em outra ocorrência mais grave. 



Outra preocupação da Polícia Militar é o chamado errado, por exemplo, uma ligação que deveria ter sido feita ao Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Quando isso acontece, não tem problema, nós encaminhamos a ligação, acionamos o serviço, mas isso demanda tempo. Se a pessoa ligar corretamente aos Bombeiros e ao Samu, por exemplo, o socorro será mais rápido porque a ligação já será feita para o lugar certo”, explicou. 



Outras ligações que nem são chamados, na verdade, também chegam a todo momento ao Copom Regional. As pessoas querem saber as horas, porque o helicóptero Águia está sobrevoando determinada área e até “passam cantadas” nas atendentes.

 

O trote nada mais é do que a falsa comunicação de um crime. O que poucas pessoas sabem é que “passar trote” também é crime previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. A pena para o delito é detenção de um a seis meses ou multa. 

 

 

Via. JC.net

Clique aqui para ver outras notícias!