UNESP DE ARARAQUARA VAI REALIZAR TESTES PARA DIAGNÓSTICO DE COVID-19

31/03/2020 - 18:59

A Faculdade de Farmácia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, será credenciada pelo Ministério da Saúde para a realização de exames para diagnosticar a Covid-19, a partir dos próximos dias.

Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, o objetivo é acelerar a divulgação de resultados. Até o momento, apenas o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, está credenciado para o diagnóstico dos testes recebidos de todo o Estado.
 
Araraquara conta, até agora, com três casos confirmados da doença, registrando a primeira morte. Com isso, restam 28 suspeitas que aguardam laudo
 
Demora
De acordo com o Governo do Estado, 14 mil testes estão na fila do Instituto Adolfo Lutz para serem avaliados. Por dia, chegam 1,2 mil, mas apenas 400 resultados são liberados, gerando demora na divulgação de novos dados.
 
“O Adolfo Lutz está com exames parados de todo o Estado de São Paulo. Ele não dá conta, não tem capacidade técnica”, afirmou a secretária de Saúde, Eliana Honain.
Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde, junto com o Ministério da Saúde, está habilitando novos laboratórios para auxiliar no diagnóstico do coronavírus. Até o final da semana, segundo Eliana, a Unesp de Araraquara será validada.
 
Segundo ainda Eliana, como não há exames suficientes para todos, eles seguirão o mesmo parâmetro, sendo realizados em pacientes internados, devido à necessidade de diagnóstico rápido, e em profissionais da Saúde, que estão na linha de frente.
 
Além da Unesp de Araraquara, os campi de Botucatu e de São José do Rio Preto também farão os testes para diagnosticar a doença, além de unidades da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
 
G1 São Carlos e Araraquara.

Clique aqui para ver outras notícias!