USP FAZ ÚLTIMO TESTE COM RESPIRADOR MAIS BARATO

26/06/2020 - 09:20

 Quase 3 meses depois de anunciar a criação de um ventilador pulmonar emergencial, o grupo de engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP deve concluir os últimos testes do aparelho até o final desta semana no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
 
Batizado como ‘Inspire’, o ventilador pulmonar poderá ser fabricado em duas horas e custará cerca de R$ 1 mil, 15 vezes menos do que os aparelhos comerciais mais baratos.
 
A fabricação será feita pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) após aprovação da Anvisa. A estimativa inicial é a de que o Centro tenha capacidade de produzir entre 25 e 50 ventiladores pulmonares por dia. O que falta para a Anvisa autorizar a produção do ventilador é um teste de imunidade eletromagnética.
 
TESTES COM HUMANOS
O ventilador da USP já passou por testes com humanos. Eles foram feitos com 4 pacientes nas dependências do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da USP, entre os dias 17 e 19 de abril. Na avaliação dos técnicos, o respirador foi considerado aprovado em todos os modos de uso e não houve nenhum problema com os pacientes ventilados.

Clique aqui para ver outras notícias!