VACINA CONTRA RAIVA ATRASA E PODE CHEGAR A JAÚ EM JULHO

20/04/2016 - 09:47

Por causa de atraso na remessa de vacinas, Jaú poderá ficar pelo menos 20 meses sem imunização gratuita contra raiva em cães e gatos. A última campanha ocorreu em novembro de 2014 e desde então o Município não recebeu novos lotes do Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento das doses.

 
A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que atinge mamíferos, e é transmitida preferencialmente pela mordida de animais infectados. O ideal é que os bichos sejam imunizados anualmente. No último mutirão, a Secretaria de Saúde recebeu 16,4 mil doses, mas aplicou em 13,9 mil animais (85% da meta). Segundo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do governo do Estado, há em Jaú cerca de 20 mil cães e gatos.
 
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Jaú, Leila Aparecida Garcia Rossi, comenta que o ministério priorizou em 2015 a vacinação onde há riscos de transmissão da doença. Inicialmente, a campanha para o Município foi agendada para julho desde ano.
 
No ano passado, 12 Estados foram tiveram preferência na remessa dos lotes, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde – nenhum fica na região Sudeste. O Brasil caminha para a extinção da doença, potencialmente fatal, com cinco casos em 2012 e 2013, nenhum em 2014 e um até agosto do ano passado.
 
Quando a vacinação for disponibilizada para Jaú, pontos específicos serão escolhidos para aplicação das doses. Na última campanha, a imunização ocorreu na clínica veterinária municipal, em postos volantes e na zona rural.
 
Outras doenças
 
O voluntário da Associação Protetora dos Animais de Jaú (Apaja), Guto Machado, lamenta o atraso nos repasses. “Como é a única vacina gratuita oferecida pela rede, não deveria faltar”, opina.
 
Ele considera, contudo, que é mais premente garantir a prevenção a outras doenças específicas dos animais, como a cinomose e a parvavirose. Como as imunizações não são entregues pela rede pública, a entidade tem comprado remessas mediante doações. Nos últimos anos, mais de 1,5 mil doses contra essas viroses foram aplicadas.
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!