4 CASAS ESTÃO INTERDITADAS DEVIDO À CHUVA EM JAÚ

17/01/2017 - 10:19

A Defesa Civil de Jaú interditou ontem 4 residências que tiveram sua estrutura comprometida durante forte chuva que atingiu a cidade na tarde do último domingo. Até ontem, 13 pessoas continuavam desalojadas, recebendo a ajuda de voluntários e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

As 4 casas interditadas após avaliação de engenheira da Secretaria de Projetos ficam na Chácara Flora, um dos bairros mais atingidos pela forte chuva. "Elas tiveram danos na estrutura e não oferecem a menor condição de segurança e moradia", explica o coordenador da Defesa Civil do município, Valdir Baltazar.
 
Segundo ele, a água que desceu do Jardim Sanzovo formou forte enxurrada, que invadiu os imóveis da parte mais baixa do bairro Chácara Flora, ao lado do Córrego Jataí. Baltazar conta que, em 40 minutos, choveu 65 milímetros em Jaú. "É uma quantidade de água considerável que chegou à bacia do Córrego Jataí", afirma.
 
De acordo com ele, as famílias desalojadas estão sendo acompanhadas pela Assistência Social. Além dos alagamentos, a prefeitura também registrou danos na capa asfáltica em bairros como Chácara Flora e Jardim das Paineiras. "Graças a Deus, apesar da situação catastrófica, não tivemos nenhum óbito", diz.
 
DOAÇÕES
 
O coordenador da Defesa Social explica que as doações para as famílias podem ser entregues das 8h às 13h30 na Secretaria de Assistência Social, que fica no cruzamento das ruas Quintino Bocaiuva e Paissandu.
 
Além de móveis e utensílios domésticos, estão sendo aceitos roupas de cama, peças de roupas e calçados que estejam em condições de uso, itens de higiene pessoal e alimentos.
 
Os interessados também podem telefonar para o número 99855-3149 (Defesa Civil) e agendar a visita de caminhão da pasta de Mobilidade Urbana para a retirada das doações.
 
ORIENTAÇÕES
 
Em caso de enxurrada forte, a Defesa Civil de Jaú faz um alerta para que as pessoas não tentem "enfrentar" a água. "Você não sabe o que pode encontrar por baixo dessa enxurrada. Pode ter uma tampa de bueiro levantada ou aqueles tampões de centro de rua", afirma.
 
O órgão também orienta a população a telefonar para o número (14) 3411-2411 da Concessionária Águas de Jaú, em caso de refluxo de esgoto. "Refluxo de esgoto não é diretamente com a Defesa Civil porque, às vezes, nós vamos no local e encontramos essa situação, mas não temos aqueles caminhões preparados para fazer a sucção", explica.
 
Bairros atingidos
 
Conforme divulgado, muitos bairros foram afetados pela forte chuva que atingiu Jaú no último domingo à tarde. No bairro Chácara Flora, aproximadamente 15 casas foram invadidas pela água. Também foram registrados alagamentos de residências nos bairros Maria Cibele, Vila Sampaio, Vila Assis, Jardim Santa Helena, Vila Netinho, Vila Ivan e Jardim São José. Em algumas ruas do Jardim Nova Jaú, Jardim Padre Augusto Sani e região central, veículos foram arrastados e pessoas ficaram ilhadas.
 
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!