5 CIDADES DA REGIÃO ESTÃO EM ALERTA SOBRE A INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

07/12/2016 - 10:39

Cinco cidades da região Centro-Oeste Paulista receberam carimbo de alerta por causa do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Agudos está entre elas, mas a Secretaria da Saúde do município comemora os poucos casos de dengue este ano.

 
Este ano cinco cidades da região de Bauru estão em estado de alerta na lista do Lira. Entre elas: Barra Bonita com índice 1,2%. Lins, com índice 1,7% e Agudos, com 2,0%.
 
O índice é um cálculo entre a quantidade de imóveis visitados e a quantidade de larvas encontradas. O resultado é o que chamamos de índice de Breteau. Se o resultado for até 1%, então é considerado fora de perigo. De 1% até 3.9% é considerado estado de alerta.
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Agudos, apesar do índice estar alto, neste ano foram confirmados apenas 38 casos de dengue.  Ano passado foram mais de 800.  “Acima de 4% já é um número que merece uma atenção especial e atitudes mais enérgicas”, explica o secretário João Urias Brosco.
 
Diante da redução dos casos de dengue, a Secretaria de Saúde comemora e acredita que o sucesso é graças à população, que precisa fazer a parte dela. “Não havendo a conscientização, a população não tomando as providências preventivas, a saúde pública não consegue debelar o mosquito. Então o principal foi a conscientização atrelado a saúde pública, isso em todos os municípios”, diz.
 
 
G1.

Clique aqui para ver outras notícias!