Arrecadação com IPTU deve aumentar 37,3% em 2014

13/12/2013 - 08:35

 A atualização na Planta Genérica de Valores deve culminar em aumento de arrecadação da ordem de 37,3% para a Prefeitura de Jaú em 2014.

 

A Secretaria de Economia e Finanças estima que os cofres públicos receberão em torno de 26 milhões reais no próximo ano – pouco mais de R$ 7 milhões do que deve ser angariado em 2013 via IPTU.


Em setembro, a Câmara aprovou a revisão linear de 40% no valor venal dos imóveis do Município. A alegação do governo era de que os indicadores estavam desatualizados.


O secretário Luís Vicente Federici sustenta que o aumento se fez necessário. Segundo ele “Dados nos diziam que o valor venal dos imóveis estava aquém do praticado comercialmente”, alega o titular da pasta.


Os 61 mil e 200 carnês vão ser emitidos em janeiro e a previsão é de que o pagamento parcelado comece no mês seguinte.

 

O montante global a ser lançado de IPTU é de R$ 35 milhões e 800 mil, mas por causa da inadimplência histórica de aproximadamente 25% o valor cai para 26 milhões, o que corresponde a 6,6% do orçamento projetado para os próximos 12 meses. O saldo será utilizado tanto para custeio quanto para investimentos.


Passados três meses da votação do processo pela Câmara, que resultou em protestos intermitentes nas sessões ordinárias subsequentes, Federici considera que a intenção da Prefeitura foi compreendida.

 

Segundo o vereador “Houve barulho, foi uma medida que tinha de ser tomada no momento em que foi tomada”. Segundo ele, 2013 foi um ano de estrangulamento financeiro.

 

A administração reforça que os 40% não vão incidir sobre todas as taxas do carnê, como a contribuição de bombeiros ou de manutenção de vias, mas no valor venal.

Clique aqui para ver outras notícias!