Atraso em obras contra enchentes preocupa moradores

21/11/2013 - 08:09

 Moradores de várias cidades do Centro-Oeste Paulista enfrentam o risco de enchentes nesta época do ano em que as tempestades ficam mais intensas. E nem mesmo a ajuda milionária do governo federal tem acelerado as obras de contenção.

 

É o caso de Botucatu, onde a empresa vencedora da licitação abandonou a obra, o que atrasou o trabalho. Outro exemplo é Jaú: os moradores também aguardam pelo fim das enchentes.

 

O aposentado Fábio Januário mora há oito anos no Jardim Sempre Verde. Ele conta que durante esse período de chuvas já enfrentou três enchentes, chegando a perder diversos móveis.

 

O rio Jaú divide a cidade ao meio. Do bairro João Balan até o São José ele tem uma extensão aproximada de 13 quilômetros.

 

E nessa área, segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdir Baltazar, há sete pontos com probabilidade de alagamentos. Alguns montes de terra foram retirados do rio e o alargamento da calha é uma das estratégias da prefeitura para diminuir as enchentes.

 

Baltazar disse que “A ideia principal é dar esse espaço para fazer com que a água chegue com menos velocidade nos bairros mais baixos, que também são afetados com o transbordamento do rio. Esse é o objetivo da dragagem, minimizar os danos”.

 

A prefeitura de Jaú conseguiu 60 milhões de reais do governo federal para fazer obras de infraestrutura: R$ 14 milhões deverão ser usados na construção de um dique de contenção no Jardim Sempre Verde. A empresa vencedora da licitação deve dar início às obras ainda neste ano e R$ 40 milhões serão investidos no local.

 

O projeto prevê desassorear o lago do Silvério e transformá-lo em um grande reservatório da água da chuva.

 

Além disso, o córrego dos Pires, que atravessa o lago e deságua no rio Jaú, deverá ser canalizado. Atualmente as margens dele estão desbarrancando e avançando nas calçadas.

 

 

Ainda há um terceiro projeto estimado em 2 milhões de reais para a construção de um dique e a canalização do córrego da figueira, outro afluente do rio Jaú.

Clique aqui para ver outras notícias!