Carga de material radioativo para uso médico é roubada no México

04/12/2013 - 13:47

 Um tonel de material radioativo para uso médico foi roubado, na madrugada desta quarta-feira, em um posto de gasolina na região central do México. O recipiente continha cobalto-60, que emite raios gama, e, se aberto, pode ser perigoso para a saúde.

 
Segundo a Comissão Nacional de Segurança Nuclear e Salvaguardas, o motorista do caminhão que levava o material foi rendido por volta da 1h30 local (5h30 em Brasília) por dois homens armados quando abastecia no povoado de Tepojaco, a 56 km da Cidade do México.
 
O veículo vinha de Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos, e seguia para o Centro de Armazenamento de Lixo Atômico. A comissão informou que a carga estava lacrada e não representa risco à saúde das pessoas se não for perfurada.
 
As Defesas Civis de seis Estados próximos e da capital alertaram a população para não mexer na carga e comunicar às autoridades locais caso seja encontrada. O roubo foi informado à Agência Internacional de Energia Atômica, vinculada à ONU, que ofereceu seu apoio às autoridades mexicanas.
 
O cobalto-60 é um composto radioativo que emite raios gama usados em tratamentos de radioterapia e de esterilização de alimentos.
 
Via JCnet

Clique aqui para ver outras notícias!