CHUVA DE MENOS DE 30 MINUTOS CAUSA ESTRAGOS EM BAURU

06/02/2017 - 10:15

A chuva de menos de meia hora registrada em alguns pontos de Bauru, na tarde de ontem, foi suficiente para deixar mais 9 casas interditadas no Jardim Carolina, em Bauru, e causar dezenas de estragos pela cidade.

Por volta das 15h, o temporal acumulou 21 milímetros de água nas regiões Norte, Nordeste, Leste e de 19 milímetros nas zonas Oeste e Noroeste, conforme o Centro de Meteorologia de Bauru. A região Sul de Bauru foi a menos atingida.
 
"Foram duas pancadas de 10 a 15 minutos cada uma. Na taxa de chuva, esses episódios foram considerados fortes", comenta o meteorologista José Carlos Figueiredo.
 
Logo nos primeiros minutos, a Avenida Nações Unidas teve vários acessos interditados. O trecho sob o viaduto da antiga Fepasa inundou. Não houve vítimas ou carros ilhados no local. Vários outros pontos da cidade registraram danos.
 
INTERDIÇÕES
 
Castigado pela chuva na última semana, o Jardim Carolina voltou a ser um dos bairros mais afetados pelo temporal. Duas residências, que ontem voltaram a ser invadidas por enxurrada e lama, na quadra 4 da Rua Olavo Moura, já tinham sido interditadas pela Defesa Civil. Ontem, outras 9 residências, seis delas na mesma Rua, também foram embargadas, mesmo não tendo inundado.
 
"A água infiltrou muito no solo e provocou rachaduras nas paredes desses imóveis. Essas famílias estão correndo risco, precisam sair", aponta Sidnei Rodrigues, coordenador da Defesa Civil.
 
Moradora do local, a contabilista Andréia Bacci, de 34 anos, buscava ajuda de parentes para deixar o local. "Estamos com medo de perder tudo ou nos machucarmos em uma próxima chuva", lamenta a mulher, ao lado das duas filhas, Beatriz de 8 anos e Yasmin, de 5 anos. No terreno atrás da casa dela, um conjunto formado por outras 3 casas, construídas abaixo do nível da Rua Benedito Ribeiro dos Santos, também foi interditado. Lá, moram 7 pessoas de uma mesma família.
 
"Estamos dependendo da prefeitura para sair daqui. Molhou tudo, mas não chegou a estragar. Só que em uma próxima chuva, correremos muito risco ficando aqui", ressalta o auxiliar gráfico Denis Camargo Napoleão, 26 anos.
 
INUNDOU
 
Localizada próxima ao cruzamento das Ruas Olavo Moura e Adante Gigo, também no Carolina, a casa do aposentado João Carlos Gimenes, de 63 anos, foi invadida por lama e enxurrada. As placas de asfalto que 'rodaram' com a força da água foram carregadas até próximo ao portão dele, fazendo com que toda a lama e água fossem desviadas para dentro do imóvel.
 
"O jeito é lavar tudo e esperar que a prefeitura arrume logo a rua e arranque as placas daqui para que isso não ocorra mais", pontua o morador.
 
AUXÍLIO
 
A assistente social Geralda Cristina esteve no local afetado e informou que todas as famílias impedidas de entrar no próprio imóvel serão abrigadas em casas de parentes. "Amanhã (hoje) a prefeitura disponibilizará um caminhão para ajudá-los nas mudanças", informa. Os moradores residentes no conjunto habitacional serão removidos pela imobiliária para outras casas. Já a família de Dênis Napoleão deverá ser incluída no aluguel social, acrescenta.
 
Força-tarefa
 
Na quadra 4 da Rua Benedito Ribeiro dos Santos, equipes do Corpo de Bombeiros concentravam esforços para cortar galhos grandes de árvores que tombaram na via. Também no Carolina, na quadra 1 da Rua Olavo Moura, equipes realizaram o corte de outra árvore com risco de queda. A corporação trabalhou ainda no corte de galhos de uma árvore que quase tombou na quadra 12 da Octávio Pinheiro Brisolla, na zona Sul.
 
Interditada
 
A quadra 6 da Rua Octacílio de Andrade Tourinho, também na região do Jardim Carolina precisou ser interditada por causa de uma grande erosão formada em meio ao asfalto.
 
Santa Luzia
 
No bairro Santa Luzia, a chuva forte também deixou estragos. Na quadra 3 da Rua Heitor Maia, uma cratera foi aberta em meio ao asfalto. Em outro trecho, próximo ao acesso do trevo que liga o Santa Luzia à rodovia Marechal Rondon, a guia e uma boca de lobo foram danificadas. O buraco tornou-se uma enorme erosão, gerando perigo aos motoristas que trafegam pelo local.
 
Previsão do tempo aponta que chuvas continuam até quarta-feira
 
Previsão do IPMet aponta que a chuva deve continuar em Bauru, pelo menos até a próxima quarta-feira. 
 
Hoje, o sol deve aparecer entre nuvens e há previsão de pancadas de chuvas durante à tarde e à noite. A temperatura máxima deve chegar aos 32 graus e a miníma aos 21 graus.
 
Já amanhã, o tempo continua instável, com possibilidade de chuva também à tarde e à noite. As temperaturas são iguais as registradas no dia anterior.
 
Na próxima quarta, a previsão aponta chuva generalizada no Estado, com trovoadas e a qualquer hora do dia. A temperatura máxima cai para 29 graus e a mínima deve ficar entorno de 20 graus. As informações são escritas com base na previsão do meteorologista José Carlos Figueiredo.
 
Mais problemas
 
Na quadra 23 da vicinal da Avenida Nações Unidas, no sentido bairro-Centro, parte do asfalto ‘rodou’ e foi carregado pela enxurrada. A quadra 24 da Avenida Rodrigues Alves registrou o mesmo problema, na pista sentido centro-bairro.
 
 
JCNET.
 

Clique aqui para ver outras notícias!