Coleta seletiva será retomada

07/04/2014 - 10:56

Após cerca de 70 dias de paralisação, a coleta de lixo reciclável em Jaú foi retomada pela Prefeitura, em parceria com a Associação dos Catadores de Reciclagem de Jahu.

O serviço chega atualmente a 54 bairros e funciona de segunda a sábado, dividido por regiões da cidade. A interrupção do serviço neste ano provocou polêmica.

Em janeiro a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Jaú, que recebia e destinava recicláveis para reaproveitamento, interrompeu o trabalho após ter pedido de verba negado pela Prefeitura. A entidade queria repasse de R$ 15 mil mensais para se manter em atividade.

Na época o secretário do Meio Ambiente, Elísio Eduardo Abussamra, informou que o Município gastava R$ 15 mil com a manutenção de veículo que fazia a recolha dos recicláveis e que não era possível atender à nova demanda.

Após o fechamento da Acap, houve acúmulo de lixo reciclável no portão da entidade, que funcionava na Vila Hilst. O material, deixado pela população que costumeiramente descarregava os detritos na entidade nos fins de semana e à noite, teve de ser coletado pela Prefeitura.

Houve ainda em janeiro paralisação dos coletores de lixo do Município. Eles reclamavam do aumento no volume de detritos nas ruas sem a separação dos recicláveis e reivindicavam a colocação de mais trabalhadores para realizar o serviço.

 No mês de março foi formada a nova entidade, que se responsabilizou por assumir as atividades da Acap. A coleta foi retomada na segunda quinzena de março.

Abussamra disse que a nova parceria funciona sem problemas, uma vez que os 12 membros da Recicla Jaú são os mesmos que atuavam pela Acap.

O grupo tem experiência no serviço de coleta e destinação dos resíduos, comenta. Apenas três catadores de recicláveis que faziam parte da entidade anterior não quiseram se unir ao novo projeto.

O secretário fala que o local em que os recicláveis são depositados, barracão na Rua João Tosi, no Jardim Cila de Lucio Bauab, é mais adequado e amplo, com área para instalação de refeitório e outras dependências, além de estar distante de outros imóveis.

Em frente do depósito vai funcionar o primeiro ecoponto de Jaú, informa Abussamra. No local serão colocadas quatro caçambas para que a população deposite os recicláveis a qualquer momento, nos fins de semana ou em feriados, quando a coleta não funcionar.

Clique aqui para ver outras notícias!