DEFESA CIVIL INTERDITA 17 CASAS EM JAÚ

31/01/2017 - 10:03

As chuvas do mês de janeiro em Jaú deixaram um alerta aos moradores da cidade: é recomendado buscar residências afastadas das áreas de risco de enxurradas bruscas. Somente no primeiro mês do ano, 17 imóveis foram interditados pela Defesa Civil de Jaú. No ano inteiro de 2016, 15 residências foram interditadas, sendo que seis foram feitas mediante medidas judiciais, uma vez que as casas localizadas na Vila Ivan poderiam apresentar riscos em decorrência das cheias do Rio Jaú. 

Como saber se a casa que irá comprar ou alugar está em áreas de risco? O coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, explica que as pessoas devem procurar conhecer os vizinhos e saber as reais condições do bairro. “Há indivíduos que estão nessas áreas e querem vender os lotes, justamente, por isso. Não basta apenas pegar a chave e visitar o imóvel. É importante verificar se aconteceu alguma coisa na localidade. Procure a Defesa Civil e as pessoas mais antigas do bairro, afinal você irá colocar sua família naquele espaço”, comenta. 

Ele também pede que as pessoas duvidem de aluguéis baratos em locais bons e possíveis facilidades que o proprietário possa oferecer ao inquilino. Para quem deseja comprar, ele também indica que verifique se o imóvel está próximo ao rio e visite páginas de jornais locais para constatar se aquele espaço é uma área segura. Em Jaú, ele cita alguns bairros que podem apresentar certas áreas de risco com enxurradas bruscas.
 
A presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Jaú e Região (Acijar), Cristina Kristensson, cita que as chuvas registradas no mês de janeiro de 2017 não são situações normais. “Dificilmente uma casa que não seja nova, que não seja bem estruturada, dá algum problema com as chuvas. No entanto, as chuvas dos últimos dias estão sendo muito fortes. Não é falta de manutenção”, afirma. 
 
Entre os cuidados básicos antes de alugar ou comprar um imóvel estão, de acordo com ela, a necessidade de ver se a casa, estabelecimento ou terreno não estão em áreas de declive (baixadas), se o espaço não tem trincas ou rachaduras e verificar as condições dos telhados e calhas. 
 
Sábado
 
Três árvores caíram sábado em propriedade rural localizada na estrada de terra que liga Jaú à SP-304, pelo Jardim Pedro Ometto. Dois abacateiros foram arrancados pela raiz – um deles caiu em cima da casa, provocando quebra de telhas. Como não havia ninguém no imóvel, não houve feridos. 
 
As enxurradas bruscas não permitiram a entrada de veículos no Jardim São José, sendo que o acesso ficou temporariamente interrompido. Na Chácara Flora e no Residencial João Ballan 1, cinco imóveis foram inundados e também teve deslizamento de terra no Jardim Maria Luiza 4.
 
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!