Dia Internacional da Mulher

08/03/2013 - 09:53

8 de Março é dedicado à comemoração do Dia Internacional da Mulher como resultado de um processo de lutas das mulheres pelos seus direitos, ocorrido a partir de meados do século XIX e marcado por grandes manifestações no campo político, de reivindicações trabalhistas, greves e violência policial.

 

A partir daí, nas primeiras décadas do século XX, a organização de mulheres, em diferentes países do mundo elegeu esta data como grande símbolo da participação ativa das mulheres na transformação da sociedade e na busca da igualdade de gênero.

 

Contudo, após mais de cem anos de lutas e importantes vitórias, ainda existem grandes desafios a serem enfrentados para que as mulheres conquistem efetivamente seus direitos de cidadania no Brasil. Nesse sentido, os dados nacionais são reveladores:

·         - a cada 15 segundos uma mulher é agredida;

·         - uma mulher é assassinada a cada duas horas;

·         - 70% das denúncias de agressão à mulher são contra companheiro e  cônjuge;

·        -   o Brasil fica em 7º lugar no ranking dos países com mais mortes de mulheres vítimas de agressão;

·        -  as mulheres recebem, em média, cerca de 70,4% do salário dos homens;

·      - as mulheres não chegam a 20% nos cargos de maior nível hierárquico no Parlamento, nos governos municipais e estaduais, nas secretarias de primeiro escalão do Poder Executivo, no Judiciário, nos sindicatos e até nas reitorias.

 

Diante de um quadro que revela tamanha desigualdade de gênero e violação dos direitos humanos das mulheres, o curso de Direito, através de seu Núcleo de Extensão e Assuntos Comunitários (NEAC), das Faculdades Integradas de Jaú, realiza sábado, 09 de Março, uma atividade multidisciplinar de extensão à comunidade, voltada especificamente para as mulheres, tendo em vista as ações do Dia Internacional da Mulher.

 

A ação acontece na Praça da República, das 9:30 as 12:00h. A coordenadora da ação, a professora Grasiela Lima, conversou com a reportagem do Radar Energia sobre as atividades interdisciplinares que serão disponibilizadas às mulheres presentes, entre elas “direito das mulheres”, “saúde da mulher”, “a mulher em prosa e verso”, “mulher e autoestima”, “educação e relações de gênero”, “violência contra as mulheres”.

 

 

 

 

Clique aqui para ver outras notícias!