Doe sangue

27/06/2013 - 09:19

O Hemonúcleo Regional de Jaú, da Fundação Hospital Amaral Carvalho, faz um apelo especial aos doadores: “Não precisa pular fogueira nem subir no pau de sebo, a unidade só precisa de doações de sangue que podem ajudar a salvar vidas”.

Por isso, a colaboração da população é de extrema importância para manter o estoque abastecido. Como forma de agradecimento, no dia 29, das 7h30 às 12h, no arraiá do hemonúcleo, vai ter pipoca, chá, paçoca e guloseimas típicas de festa junina, além do tradicional lanche servido.

Existente desde 1994, o Hemonúcleo Regional de Jaú já recebeu cerca de 30 mil doadores. Contudo, esse é um dos hemocentros que está sempre com estoque no limite mínimo, pois atende hospitais de Jahu, Barra Bonita, Brotas, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Bariri, Bocaina, Itapuí, Igaraçu do Tietê e Torrinha. Diariamente a unidade recebe 30 doações em média, mas são necessárias 60 doações por dia para regularização do banco de sangue.

O caráter constante de urgência para captação de sangue no Hemonúcleo se dá em virtude da demanda: entre os 11 hospitais que atende está o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que é o que mais utiliza bolsas de sangue. “Referência no tratamento oncológico, esse hospital possui um dos maiores serviços de Transplante de Medula Óssea (TMO) do País, e pacientes que fazem quimioterapia e transplante de medula precisam de muitas transfusões de sangue”, explica Francisco.

- Estar em boas condições de saúde e descanso;

- Ter entre 16 e 67 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);

- Apresentar documento oficial de identidade com foto;

- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

- Não estar utilizando medicamentos;

- Não estar resfriado ou com gripe;

- Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;

- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;

- Não estar grávida ou amamentando.

Serviço

Hemonúcleo Regional de Jaú – Fundação Hospital Amaral Carvalho

Rua Dona Silvéria, 150 – Jaú, SP

Tel. (14) 3602-1356

Horário de atendimento

Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 16h30.

Quartas-feiras, das 7h30 às 20h.

Sábados, das 7h30 às 12h.

 

Clique aqui para ver outras notícias!