Economia

14/01/2013 - 11:44

O crédito habitacional deve reassumir, até o fim do primeiro trimestre, o posto de principal modalidade de crédito utilizada por pessoas físicas no país.

A liderança havia sido perdida em meados de 2001, para o segmento de veículos, depois que o governo reestruturou os contratos de financiamento imobiliário, cujos valores estavam distorcidos por anos de hiperinflação.

A pequena diferença de participação para o atual primeiro colocado --o crédito pessoal, que inclui empréstimos consignados, descontados diretamente dos salários-- deve ser superada até março.

O financiamento habitacional representava, em novembro de 2012, uma fatia de 24,8% do total de R$ 1,1 trilhão em crédito a pessoas físicas, segundo os dados mais recentes do Banco Central.

A parcela era um ponto percentual maior que a do crédito pessoal (25,8%). O nicho de veículos aparecia em terceiro lugar, com 18,5%.

A retomada do crescimento do crédito imobiliário é observada desde 2008, favorecida pelas mudanças nas regras de financiamento --que ampliaram o limite e o prazo dos empréstimos, por exemplo--, pela estabilidade econômica e pelo aumento do emprego e da renda.

 

Clique aqui para ver outras notícias!