ESCRITOR DE LENÇÓIS PAULISTA VAI ABORDAR O CENÁRIO LGBT NOS ANOS 80 EM UM LIVRO-REPORTAGEM

28/12/2016 - 10:50

O livro-reportagem "Diversidade Cultural, Sexual e de Gênero no Interior Paulista nos anos 80", desenvolvido por Rafael Bazo Junior, de Lençóis Paulista, foi um dos selecionados no edital de manifestações culturais com temática LGBT do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

 
A publicação resgatará histórias de quem experimentou a cena cultural desta década. Uma parte dos entrevistados são homossexuais e descreve a rotina da cidade e região, falando sobre a aceitação de sua sexualidade, a vida noturna e o surgimento da AIDS. 
 
Rafael, que é formado em publicidade pela USC em Bauru e tem pós-graduação em Gestão Cultural e Acessibilidade Cultural, atua há mais de 10 anos como coordenador de eventos culturais na Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista.
 
Ele conta que sua equipe de trabalho no projeto é composta também por um jornalista e um cinegrafista. Além de pessoas que fizeram parte da vida cultural de Lençóis Paulista, integram o livro-documentário personalidades de Bauru e Macatuba.
 
"Quando fui fazer uma pesquisa, tive dificuldade de encontrar essa parte da história da cidade, do cenário cultural. Aí eu tive a ideia de entrevistar algumas pessoas para falar do cenário cultural, não só LGBT, mas de como foi a arte nos anos 80", diz.
 
Ele revela que, no fim do livro, haverá um DVD com documentário. As gravações tiveram início hoje. "Sempre quando a gente vê documentários, eles são focados em cidades grandes e nunca falam do cenário dos anos 80 no interior paulista", afirma.
 
O processo de seleção contou com 183 propostas inscritas em dois módulos: 6 com prêmio de 40 mil reais e 6 com premiação de 20 mil reais. Além da proposta de Lençóis Paulista, foram selecionadas iniciativas de proponentes de São Paulo; Franca; Campinas; Guarulhos, Mogi das Cruzes; Taboão da Serra; Catanduva e Assis.
 
PROAC
 
O Programa de Ação Cultural, na modalidade editais, tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos artísticos.
 
Neste ano, foram disponibilizados 44 editais em 12 linguagens: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade sexual e étnica e artes visuais.
 
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!