Especialistas ensinam a comprar roupa de forma consciente

16/11/2012 - 10:02

Você é do tipo que, se gosta de uma blusinha, vai logo comprando uma de cada cor? Ou se joga na promoção achando que está fazendo um bom negócio? Você pode, na verdade, estar perdendo dinheiro e não investindo em nada que realmente some às peças que já possui. Consultoras de estilo e de moda consciente dão conselhos importantes, que vão ajudá-la a tomar melhores decisões nas próximas compras. Confira.

Autoconhecimento

Mulheres com menos roupas conseguem coordenar melhor as peças que têm e ganham tempo na hora de se arrumar. Para fazer parte dessa turma, é preciso conhecer seu corpo e saber exatamente tudo o que tem no armário.

Faça o teste

Pense em qual lugar onde você passa a maior parte do tempo e invista em roupas para essas ocasiões. “Se é no trabalho, compre itens para trabalhar. Assim, evita ficar horas escolhendo um look”, comentam Fernanda Resende e Cristina Zanetti, consultoras de estilo pessoal.

Não compre em quantidade

Cada peça que você tem ou vai comprar deve combinar com mais três. “Uma blusa, por exemplo, deve coordenar com uma calça, uma saia e um short. E não com calças de cores diferentes”, ensinam Fernanda e Cristina. “Evite, ainda, comprar peças iguais, mas de cores diferentes. Isso não soma nada ao estilo”, asseguram.

Opte pelo melhor custo-benefício

Divida o preço da peça pelo número de vezes que usar e o resultado é o valor que aquela peça custa por uso. “Geralmente, as roupas mais baratas estragam mais rápido e não valem o custo-benefício”, avaliam Fernanda e Cristina. “Mas se for uma compra realizada em caso de necessidade como, por exemplo, uma mudança de temperatura e você precisa de uma blusa de frio, não há como escapar.”

Observe a etiqueta

Ser sustentável é valorizar a mão de obra local. Verifique a etiqueta do produto e dê preferência àqueles feitos no Brasil. O tipo de tecido também deve ser levado em conta. “Os orgânicos, como algodão, seda e linho, ajudam a pele a ‘respirar’”, explica Itiana Pasetti, consultora de moda consciente.

 

Fonte: http://moda.terra.com.br/moda-reciclada/especialistas-ensinam-a-comprar-roupa-de-forma-consciente,45d4b3e62240b310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 

Clique aqui para ver outras notícias!