PM DE LENÇÓIS DISPONIBILIZA MUROS PARA GRAFITE

17/03/2017 - 10:16

Com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade e mostrar a diferença entre grafite e pichação, a Polícia Militar de Lençóis Paulista está cedendo o muro do seu quartel para que artistas locais possam divulgar seu trabalho, retratando um pouco do dia a dia dos policiais.

Até o fim da tarde de ontem, a obra de arte, composta por três grandes painéis, havia sido 40% concluída. Para colocar em prática esse projeto, a PM contou com a parceria do Studio Paccola, dos artistas Cristiano Paccola e Igor Barreto, que foram os responsáveis por dar vida às imagens idealizadas pela corporação.
 
Segundo o tenente Thiago Zorzetto, comandante do pelotão da PM de Lençóis Paulista, o primeiro painel mostra um policial abraçando uma criança, sob a bênção de Deus. "A gente quer mostrar com o desenho que a Polícia Militar está aqui para proteger a comunidade", diz. "A criança é a figura da pessoa desprotegida".
 
O segundo painel trará uma frase sobre o papel da PM. Já o terceiro retrata equipe de Força Tática em ação. "Isso demonstra que o policial treina e é capacitado para combater o crime e proteger a sociedade", afirma Zorzetto. "O criminoso tem que ver que nós somos preparados para atuar, independente da situação".
 
A iniciativa atraiu a atenção de professores de uma escola particular da cidade, que levaram os estudantes até o quartel para explicar a diferença entre grafitagem e pichação. "A escola viu, gostou do trabalho e trouxe os alunos para mostrar o que é o grafite", conta o tenente.
 
PROJETO
 
De acordo com o comandante, o projeto integra uma série de ações que já vem sendo desenvolvidas pela PM na cidade desde o ano passado com o objetivo de aproximar a população da corporação.
 
"Esse projeto não é só grafite. Ele visa aproximar a comunidade e abrir as portas do quartel para a comunidade para mostrar que a polícia é fundamental e amiga da população de bem", declara.
 
"Nós queremos mostrar que valorizamos e apoiamos a arte. Nós somos contra a pichação, a depredação ou qualquer outra forma de crime. Mas tudo o que é legal e liberado, é bem visto pela Polícia Militar".
 
TURISMO
 
O comandante revela que pedirá ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para que a arte no muro do quartel da PM passe a ser considerada ponto turístico. "A gente quer que mais pessoas venham para a gente incentivar a arte e mostrar que a polícia é amiga da população de bem", diz.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!