Uma multa a cada 5 minutos - Ampliação da frota, das vagas rotativas e das fiscalizações explica o aumento das autuações de trânsito

31/10/2013 - 10:54

A cada cinco minutos, um motorista é multado em Bauru. Devido ao aumento da frota e à intensificação nas fiscalizações, a quantidade de autuações aplicadas na cidade tem crescido ano a ano, conforme revela levantamento divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb)

 

 

Os dados consideram as multas aplicadas pelos Agentes do Grupo de Operações de Trânsito (GOT), os “azuizinhos”, pela Polícia Militar (PM) e por radares. Em 2013, a média tem sido de 8.933 multas a cada mês. Por dia, são quase 300 notificações – uma a cada cinco minutos.

 

O índice é 28% maior do que o registrado no ano passado. Em 2012, foram elaboradas 6.982 autuações mensais, em média. Em 2011, o número era de 5.864.

 

Segundo a PM e a Emdurb, o cerco às irregularidades no trânsito e o crescimento do número de veículos são os principais motivos para explicar o aumento.

 

O tenente coronel Walter Oliveira, do 4º batalhão de Polícia Militar do Interior afirmou que “As pessoas também estão mais imprudentes, haja vista o número de pessoas que morrem em acidentes de trânsito em Bauru, que tem sido maior do que o de mortes por homicídio”.

 

O crescimento de 1 mil veículos por mês em Bauru – que contava, até agosto deste ano, com 239.824 unidades emplacadas – também contribui para o agravamento das infrações.

De acordo com o gerente técnico de infrações da Emdurb, Gustavo Cardoso, em vias como as avenidas Nações Unidas e Duque de Caxias, o tráfego diário chega a 25 mil veículos por dia.

 

“Comparativamente a este enorme fluxo, a quantidade de autuações diárias acaba nem sendo tão grande assim”, relativiza. Mas o fato é que o volume vem aumentando a cada ano, mesmo com a retirada, por extinção de contrato, das três lombadas eletrônicas que a Emdurb manteve até meados do ano passado nas quadras 21, 23 e 55 da avenida Nações Unidas.

Clique aqui para ver outras notícias!