VACINA CONTRA FEBRE AMARELA ESTÃO DISPONÍVEIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM JAÚ

12/01/2017 - 10:27

Toda pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, deve se imunizar. A orientação do Ministério da Saúde se justifica porque a doença tem maior número de casos nos meses de dezembro a maio, e a transmissão é considerada possível em grande parte do Brasil.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde e é enviada, mensalmente, para todo o país. Segundo a a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica de Jaú, Ingrid Matos de Lima Moreira, há alguns surtos no Estado de São Paulo. “Jaú é considerada uma região endêmica de febre amarela devido a proximidade com a rodovia Marechal Rondon. Mas não há casos em animais ou humanos. Porém, a vacina já existe e é recomendada para quem for viajar. Desde 2015, a vacina é oferecida na rede pública em dose única. É uma vacina importante, com baixa procura”.
 
A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos 9 meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de 6 meses de idade, em situações de surto da doença.
 
O vírus da febre amarela se mantém naturalmente num ciclo silvestre de transmissão, que envolve primatas não humanos (hospedeiros animais) e mosquitos silvestres.
 
O médico e ex-secretário de Saúde de Bauru, Fernando Monti, explicou que as pessoas que forem entrar em área de mata, ecoturismo e fazer trilha, devem tomar vacina contra a febre amarela. “Temos algumas ocorrências na região sul do Estado e agora região noroeste de contaminação em humano, depois dos casos em macacos. Então, isso é uma preocupação para a região de Bauru como outras cidades têm resíduos de matas. É um risco potencial e se recomenda que todas as pessoas devem ser vacinadas”, declarou o médico.
 
No mês de dezembro de 2016, foi registrado um óbito por febre amarela no município de Ribeirão Preto. O caso foi acompanhado pelo Ministério da Saúde, que verificou que a pessoa morava próxima à área de mata e, consequentemente, de recomendação da vacina. Segundo o Ministério, 70% da população da cidade de Ribeirão Preto está vacinada contra a febre amarela.
 
Serviço
 
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde com sala de vacina funcionante. As unidades do Jardim São José, Pires I e Maria Luiza IV de Jaú não estão com sala de vacina. Horário: das 7h às 17h.
 
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!