Viver na capital ficou mais caro

11/02/2014 - 13:43

Viver na cidade de São Paulo ficou mais caro em janeiro, segundo dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, a Dieese.

 

A alta do Índice de Custo de Vida, conhecido como ICV, foi puxada pelos preços de educação e leitura, que subiram 7,63%, em média, no mês, resultado dos reajustes das mensalidades escolares.

 

Dentro do grupo, houve altas superiores a 10% em educação infantil e ensino fundamental. No ensino médio, a alta foi de 9%, e no universitário, de 8%. Já os livros didáticos ficaram 7% mais caros.

 

Em 12 meses, o ICV acumula alta de 6,23%. Também contribuíram para a alta do ICV em janeiro os grupos habitação, alimentação e despesas pessoais


Dentro de habitação, os serviços domésticos tiveram destaque, com alta de 7%. Houve alta significativa também nos gastos com condomínio e água.

 

Entre os alimentos, as hortaliças ficaram 7,% mais caras, enquanto o preço das frutas subiu, em média, 4,%. Entre as carnes, a alta média foi de 3%.

 

 

Em despesas pessoais, a alta dos cigarros pesou no indicador. Os cigarros foram reajustados em janeiro pelo segundo ano consecutivo.

 

 

Entre os subgrupos da saúde, houve aumento na assistência médica, principalmente pelas elevações ocorridas nas consultas médicas e nos seguros e convênios. Já o grupo transporte teve alta de 0,54%, puxada pela alta de 0,5% nos combustíveis.

Clique aqui para ver outras notícias!