Volume do Rio Jaú será monitorado

25/02/2014 - 09:46

 Uma Estação Hidrológica Automática para monitorar o nível da água do rio Jaú e alertar as autoridades quando há risco de enchente e transbordamento começou a funcionar em período de teste a partir de ontem.

A Estação Hidrológica foi conseguida por meio de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

A instalação ocorreu ontem sobre a ponte da rua Sete de Setembro e vai monitorar 24 horas por dia o nível das águas nesse trecho da zona urbana.

O local escolhido para instalação da estação, segundo o coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, é porque apresenta a melhor localização para a medição do volume das chuvas – o início da rua Quintino Bocaiuva costuma ser o primeiro ponto afetado na cidade em caso de enchente.

O monitoramento é feito por meio de sensor instalado no equipamento, que mede a todo instante o nível do rio e envia fotos diárias para a unidade do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de Cachoeira Paulista, onde está o Cemaden.

No caso de cheia do rio, as fotos e as informações são atualizadas de hora em hora, enviadas imediatamente para a central e disponibilizadas de volta para a Defesa Civil Municipal em tempo real.

A estação também fornece informações em tempo real sobre os índices pluviométricos instantâneos e acumulados no local.

A transmissão é feita via celular, por meio de modem na central de comando. A estação funciona por meio de energia solar e permite antecipar eventuais inundações, o que dá suporte à Defesa Civil para agir e tomar medidas preventivas.

O secretário do Meio Ambiente de Jaú, Eduardo Abussamra, declarou que apenas 16 cidades do Estado de São Paulo estão recebendo esse tipo de estação automática.

No Brasil são cerca de 120 cidades com o equipamento. A Prefeitura de Jaú, por meio da Defesa Civil no Município, solicitou esse equipamento de ação preventiva.

Clique aqui para ver outras notícias!