VOO PODERIA PARAR PARA REABASTECER E PLANO B COMPLICOU

30/11/2016 - 11:02

O plano de voo do avião da Chapecoense que caiu nas proximidades do aeroporto de Medellín nesta terça-feira previa a possibilidade de o avião parar no meio do caminho para abastecer. De acordo com o general boliviano Gustavo Vargas, diretor da empresa aérea Lamia, as cidades de Cobija, no norte da Bolívia e Bogotá, capital da Colômbia, eram alternativas para aterrissagem caso houvesse necessidade.

 
O voo fretado da Lamia que terminou em tragédia saiu de Santa Cruz de la Sierra com destino a Medellín. Antes disso, a delegação da Chapecoense pegou um voo comercial de São Paulo até Santa Cruz. Este, no entanto, foi o plano B da equipe catarinense. A ideia inicial era viajar com a Lamia desde o Brasil até a Colômbia, com uma parada para reabastecer na Bolívia.
 
Porém, a Agência Nacional de Aviação Civil vetou o fretamento, pois de acordo com regras da aviação, uma empresa da Bolívia não pode fazer um voo do Brasil para a Colômbia, apenas companhias dos dois países envolvidos teriam a autorização.
 
"O voo poderia fazer uma parada técnica, com a possibilidade de se reabastecer de combustível, no município de Cobija, no extremo norte da Bolívia, mas isso não ocorreu. De Santa Cruz, teria que ir a Cobija e de lá para Medellín. Mas eles foram direto para Bogotá e aí, o capitão teria que ver a possibilidade de seguir ou aterrissar. Era de noite. Por essa negação do Brasil tudo se complicou um pouco. Deveríamos sair do Brasil, entrar na Bolívia mais ao norte e ir para Medellín, mas o Brasil não nos deu essa autorização", disse Vargas em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo.
 
Apesar de alertar que o veto da ANAC dificultou e causou a mudança do planejamento inicial, o diretor da Lamia destacou que o piloto e dono da empresa boliviana, Miguel Alejandro Murakami, era experiente e confiável para traçar uma nova rota. O desastre aéreo deixou 71 mortos e 6 feridos, entre jogadores do time brasileiro, membros da comissão técnica, dirigentes convidados, jornalistas e tripulação. 
 
"Pelo visto, se o piloto continuou é porque podia. Continuou e aconteceu esta catástrofe que nos machuca muito. Mas se ele considerava que não tinha combustível, ele teria que ir até Bogotá para reabastecer. O aeroporto de Bogotá, de acordo com o plano de voo, era a alternativa para qualquer coisa. Antes de passar por Bogotá ele tinha de tomar a decisão, se estava com combustível teria que seguir, mas se havia algo errado com o combustível deveria parar", explicou Gustavo Vargas.
 
 
GLOBO ESPORTE.

Clique aqui para ver outras notícias!