OURINHOS: JOVEM É MORTO COM TIRO DURANTE ABORDAGEM DA PM

10/06/2016 - 09:50

Jovem de 22 anos foi baleado no pescoço por um soldado de 27 anos, na noite de quarta-feira (8), em Ourinhos, durante abordagem nas proximidades de uma feira agropecuária. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho da Santa Casa local. O policial foi preso em flagrante. Segundo a corporação, ele alega que o disparo foi acidental.

 
O fato ocorreu por volta das 2h40, na avenida Jacinto Ferreira de Sá, via de acesso à Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos (Fapi). Segundo a comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), tenente-coronel Cenise Araújo Calasans, a PM estava no local para acompanhar a saída de pessoas e veículos do recinto de exposições.
 
Ela conta que um dos policiais avistou um carro ocupado por cinco homens seguindo em direção à feira e deu ordem de parada ao motorista, que obedeceu. “Além de estarem nesse posicionamento mais diferenciado, os policiais observaram que os indivíduos que estavam dentro do carro pegavam cones de sinalização e tiravam do posicionamento”, diz.
“Um segundo policial se posicionou ao lado desse primeiro, com arma em punho, determinando que os jovens saíssem do carro para que fosse iniciada a busca pessoal e a vistoria no veículo”. Nesse momento, de acordo com a comandante, o passageiro que estava no banco da frente, Brian Cristian Bueno da Silva, teria feito movimento com as mãos.
 
“O policial se posicionou dando um passo para trás, fazendo menção de sair de tão próximo. E foi nesse momento que houve o disparo”, revela. Segundo ela, o soldado alegou que estava com a arma em posição de segurança, com o cano apontado para baixo. Como a vítima estava sentada, o projétil atingiu seu pescoço, transfixou e saiu abaixo do braço.
 
“O PM não declara que teria acionado o gatilho. E ele não teria nem motivo para fazer isso porque os jovens não se recusaram a sair do carro ou tentaram fugir. Foi uma coisa muito rápida”, declara. Brian foi socorrido por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas deu entrada na Santa Casa de Ourinhos já sem vida.
 
Pelas redes sociais, muitos amigos do jovem lamentaram a morte dele e questionaram o preparo do policial militar. “Ele era um bom garoto, nunca fez mal nenhum a ninguém”, disse uma amiga. “Por falha de um policial que não sabe fazer o seu papel perdemos uma grande pessoa que, pra mim, é como um irmão”, declarou outra amiga.
 
Preso em flagrante
 
O soldado, que está há seis anos na PM, trabalha em Ourinhos há três e não teve identidade divulgada, foi autuado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e levado ao Presídio Militar Romão Gomes, na Capital. Calasans explica que irá aguardar os laudos da perícia para anexar a procedimento administrativo que irá apurar a conduta do policial. O corpo de Brian será sepultado hoje, às 10h, no Cemitério da Saudade de Santa Cruz do Rio Pardo, onde ele morava com a família.
 
Duas vidas foram atingidas’, afirma a comandante do 31º BPM-I de Ourinhos
 
Para a comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), tenente-coronel Cenise Araújo Calasans, essa ocorrência trágica afeta de forma direta a vida de dois jovens – o que morreu baleado e o autor do disparo, considerado por ela acidental. “Entendemos que houve uma fatalidade nessa ocorrência. Esse profissional de polícia é um profissional jovem, que não tem outros antecedentes nesse sentido”, alega.
 
“A gente percebe que são dois jovens que tiveram a vida atingida. Um, infelizmente, faleceu, mas o outro também está bastante abalado com o ocorrido. Nós lamentamos tudo isso. Não nos engrandece. Estamos muito tristes e preocupados com essas famílias. A gente fica pensando o que será dessas famílias e, nesse momento, pedimos sinceramente forças a Deus para que ele possa dar o alento nesse momento difícil que estão passando”.
 
jcnet

Clique aqui para ver outras notícias!