ANEEL APROVA REAJUSTE DE 7,5% NA CONTA DE ENERGIA DA CPFL NO INTERIOR DE SP

06/04/2016 - 08:45

 Consumidores de energia do Interior paulista atendidos pela CPFL Sul Paulista, a partir de 8 de abril, pagarão em média 7,55% a mais pela eletricidade. O encarecimento da energia gerada em 2015 foi o principal fator de alta.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento das tarifas da distribuidora em reunião realizada nessa terça-feira (5). Discriminado por tipo de consumidor, o aumento ficou em 8,23% para os residenciais e em 6,56% para indústrias.

A área de atuação da CPFL Paulista compreende as cidades Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto e soma aproximadamente 4 milhões de consumidores.

O principal motivo para a elevação está na recomposição de custos pela energia comprada em 2015 pela distribuidora, o que não é gerenciável por ela.

Este item, que possui um peso importante na definição da tarifa, é um componente permanente que serve para compensar as perdas assumidas pelas distribuidoras em vistas à variação constante dos custos de energia.

Em 2016, essa recomposição será 8,71%. No voto do diretor da Aneel Reive de Barros, o aumento é justificado principalmente pela tarifa da usina de Itaipu, que é cotada em dólar. Com a depreciação do real frente a moeda americana no ano passado, o custo dessa eletricidade cresceu significativamente.

OUTROS REAJUSTES

A Aneel aprovou nesta terça outros dois reajustes, para as distribuidoras do Mato Grosso, Cemat, e do Mato Grosso do Sul, Enersul.

O aumento médio para a Cemat ficou em 8,6%, sendo 7,58% para indústrias e 9,11% para residências.

Para a Enersul a alta média concedida foi de 7,19%. Para as indústrias a alta será de 6,75% e para as residências de 7,40%. Em ambos os casos a nova tarifa passa a valer em 8 de abril.

Clique aqui para ver outras notícias!