BUTANTAN AFIRMA QUE CORONAVAC É SEGURA PARA USO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 17 ANOS

10/11/2021 - 08:15

O Instituto Butantan divulgou novos dados sobre a segurança da vacina CoronaVac para prevenir a Covid-19 em crianças e adolescentes.

Segundo o instituto, resultados preliminares de ensaios clínicos de fase 3 que estão em curso na África do Sul, no Chile, na Malásia e nas Filipinas comprovaram que o imunizante é seguro para crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos.
 
Os testes, que ocorrem desde outubro, envolveram mais de duas mil pessoas com idades de 6 meses a 17 anos. As pesquisas devem prosseguir para avaliar a segurança da vacina em bebês de 6 meses a 3 anos. 
 
O ensaio é feito por vários centros de pesquisa ao mesmo tempo, com integrantes escolhidos de forma aleatória, que são controlados por placebo e duplo-cego, quando nem voluntários nem aplicadores sabem quem recebeu vacina e quem recebeu placebo.
 
Segundo o jornal South China Morning Post, cerca de 18,6% dos voluntários tiveram reações adversas com a segunda dose da vacina. Os efeitos adversos locais e sistêmicos envolveram principalmente dor no local da injeção e dor de cabeça. 
 
Em agosto, a Anvisa negou um pedido para uso da CoronaVac em crianças e adolescentes por falta de informações sobre o desempenho da vacina em menores de 17 anos. Porém, até o momento não foi protocolado um novo pedido para análise.
 

Clique aqui para ver outras notícias!