Chuva no início de novembro é a maior dos últimos 4 anos

06/11/2013 - 10:33

O temporal que caiu em Jaú no fim da tarde de segunda-feira veio acompanhado de indicadores recordes no comparativo com o mesmo período dos últimos quatro anos.


Relatório divulgado ontem pela Estação Hidrometeorológica da Fatec indica que a chuva que caiu no fim da tarde de segunda-feira representou, em volume de água, índices superiores ao alcançado até em alguns meses do ano.


Em 10 minutos, entre 5 e meia e 20 para 6, foram apurados 12 milímetros de chuva. É como se, a cada metro quadrado da área urbana, por minuto, fosse despejado 1,2 litro de água.

 


A pancada foi sucedida por chuva de menor intensidade, mas que contribuiu para que chovesse na segunda-feira o que não choveu em 60 dias do ano, nos meses de julho e agosto, conhecidos pela estiagem.


O coordenador da estação da Fatec, José Carlos Toledo Veniziani Junior, afirma que as “pancadas” não são incomuns nesta época do ano, mas que o volume apurado na segunda-feira é relevante.


Ele lembra que os maiores danos ocorrem na área urbana em função do alto índice de impermeabilização do solo.


“Na área urbana está tudo impermeabilizado, então a água vai escoar. Esse tipo de chuva forte, para o sistema de vida urbano, é mais complicado”, relata o professor, segundo o qual houve pontos em que o Rio Jaú ficou próximo do transbordamento.


A quantidade de água não foi maior porque a precipitação mais forte durou pouco tempo. No dia 15 de novembro de 2011, quando Jaú teve a pior enchente em 30 anos, foram apurados 83,25 milímetros
 

Clique aqui para ver outras notícias!