DIA DO RIO TIETÊ TERÁ CINEMA AO AR LIVRE, TEATRO E MÚSICA NA BARRA BONITA

22/09/2016 - 09:25

Nesta quinta-feira (22), Dia do Rio Tietê, histórias e curiosidades desse rio que é considerado um dos mais importantes do Estado de São Paulo serão apresentadas em sessão de cinema ao ar livre na Praça da Juventude, em Barra Bonita. A programação de aniversário inclui ainda teatro, exposições, divulgação de um estudo sobre a qualidade da água, jogos interativos, dança e música.

 
As atividades em comemoração ao Rio Tietê foram organizadas pela Casa de Cultura e Cidadania da cidade, prefeitura, ONG Mãe Natureza e Marinha do Brasil e terão inicio a partir das 6h, com Cerimonial Militar às margens do rio, seguido de Alvorada Sertaneja, às 6h15, com presença de dupla cantando músicas compostas para o Tietê.
 
Às 7h10, alunos e professores do laboratório do Serviço Social da Indústria (Sesi) irão apresentar um diagnóstico sobre a qualidade da água do rio em Barra Bonita entre os anos de 2014 e 2016. As análises foram feitas em parceria com a Rede das Águas (Fundação SOS Mata Atlântica) e ONG Mãe Natureza.
 
Às 7h20, será lançado o “Projeto Cine Tietê - Tenda dos Horrores e Milagres do Tietê”, um cinema ao ar livre em formato de tenda, às margens do rio, onde serão exibidos documentários, filmes, matérias jornalísticas e fotos sobre as diferentes faces do rio, desde a nascente até a foz, em 1.136 quilômetros de extensão.
 
A abertura oficial do evento será às 9h, com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e municipal. Na sequência, haverá apresentação da Banda Carlos Gomes, de Bocaina, seguida da encenação do espetáculo “O Menino e o Rio” por alunos da Casa de Cultura e Cidadania.
 
A peça de teatro aborda a questão da preservação da natureza, com ênfase na importância dos rios e dos animais. Durante a performance corporal dos alunos da oficina de dança, alunos da oficina de música interpretarão as canções “O Menino e o Rio” e “Bem te Vi”.
 
Após as apresentações, Jogo de Tabuleiro Gigante transformará os alunos das escolas municipais em “pinos” e o público presente será dividido em duas equipes, que irão competir respondendo questões relacionadas à água, energia elétrica e meio ambiente.
 
Às 9h15, será lida a Carta do Rio Tietê 2016, com apresentaç0ões do ofício elaborado pela ONG Mãe Natureza relatando casos de morte de peixes ocorridos nas cidades do médio Tietê e da resposta encaminhada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
 
 
JCNET

Clique aqui para ver outras notícias!