Dilma Rousseff envia hoje ao Congresso as sugestões do governo para o plebiscito com dois temas sobre a reforma política

02/07/2013 - 09:36

A presidente Dilma Rousseff envia hoje ao Congresso as sugestões do governo para o plebiscito com dois temas sobre a reforma política: financiamento de campanha e tipo de voto.

 

Na reunião de ontem com a presidente Dilma Rousseff, dos 39 ministros, 36 compareceram. Apenas os de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Cultura, Marta Suplicy, não foram, pois estavam em viagem. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está doente.

 

Boa parte da reunião tratou de temas como as manifestações, controle da inflação, ações para aumentar investimentos em educação, saúde e transporte público, e o mais comentado, a reforma política.

 

Dilma Rousseff confirmou que envia hoje ao Congresso as sugestões do governo para a consulta popular, e sugeriu dois temas: financiamento de campanha e tipo de voto (proporcional, distrital ou misto).

 

Para a oposição, não é preciso plebiscito para fazer a reforma política. O Deputado Federal do PSD-SP, Ricardo Izar, questionou os parlamentares durante seu último discurso na câmara:

 

 “Não seria um contracenso propor mais um gasto com a realização de um plebiscito que já sabemos o seu resultado? A vontade popular jhá está explicita, o povo brasileiro não suporta mais o modelo político atual”.

 

Clique aqui para ver outras notícias!