Dois Córregos pode mudar horário da coleta do lixo

18/06/2014 - 08:31

A prefeitura de Dois Córregos deve alterar, dentro de semanas, o horário da coleta de lixo da zona urbana. A intenção é transferir o serviço para o período noturno de forma a agilizar a remoção, transporte e aterro dos detritos.

A expectativa do Executivo é de que todo o processo seja realizado em até metade do tempo gasto atualmente, no expediente diurno.

De acordo com a prefeitura, se a coleta for iniciada às 18h é possível que termine até a 0h, incluído a descarga no aterro do município, em um total de seis horas de trabalho. Durante o dia, o serviço pode chegar a 12 horas.

O trânsito no Centro da cidade é um dos principais impeditivos para que a coleta tenha mais agilidade no período diurno, conforme a prefeitura. Outra vantagem alegada é em relação ao menor desgaste dos funcionários do setor de limpeza, que deixarão de trabalhar sob sol e com temperatura menor.

Se a mudança for efetivada, o horário para que a população retire o lixo também vai mudar. Atualmente a colocação dos detritos nas ruas é feita à noite ou até no dia anterior ao recolhimento porque o serviço começa no fim da madrugada.

Depois que a mudança for efetivada, a prefeitura vai orientar as pessoas que coloquem o lixo nas ruas no fim da tarde, para evitar que permaneça durante muito tempo nas vias públicas.

Para adotar a mudança, a prefeitura encaminhou à Câmara projeto de lei que pretende reduzir a carga de trabalho dos servidores da limpeza pública de 40 horas semanais para 36 horas, para adaptar o expediente ao horário noturno.  Não haverá redução no salário dos funcionários.

Os vereadores aprovaram o documento em primeira votação, por unanimidade, no dia 9 de junho. Para que a alteração se efetive será preciso nova votação, prevista para o dia 23. É possível que a mudança no horário da coleta ocorra logo depois que o projeto for votado pela segunda vez.

Clique aqui para ver outras notícias!