Estiagem afeta navegação no Rio Tietê na região Centro-Oeste Paulista

27/03/2014 - 09:50

 O nível de alguns reservatórios de usinas hidrelétricas na divisa de São Paulo com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul está abaixo do esperado para esta época do ano. No rio Tietê, a falta de chuva também interfere no volume de água. A situação mais crítica é na usina de Promissão onde o nível do reservatório está em 33%. O volume de água no rio Tietê não é o mesmo nos meses de seca e o reflexo está nos  reservatórios das usinas hidrelétricas da região, dois deles monitorados pelo operador nacional do sistema.

 

Em Barra Bonita (SP), o reservatório está com 85,32% do volume útil. Em Promissão(SP), a usina está funcionando com apenas 33,26%   do volume de água. As duas hidrelétricas são responsáveis pelo abastecimento de energia de um milhão 270 mil casas. Segundo o engenheiro Carlos Alberto Ramos Kirchner, se o volume de água continuar baixo, dificilmente a região ficará sem racionamento.  A navegação já está prejudicada. As barcaças, que tem capacidade para transportar 6 mil toneladas, estão atravessando o rio com dois terços da capacidade, para não encalhar nos bancos de areia.

 

Várias empresas que dependem da hidrovia diminuíram a navegação em 50% e o resultado está nas rodovias. São 133 caminhões a mais por dia, para transportar o volume de produtos que circularia pela hidrovia tietê-paraná. Os níveis baixos prejudicam a navegação e ameaçam a geração de energia. O Governo Federal, que está subsidiando os gastos com o fornecimento e com a ativação de termelétricas, já anunciou que o aumento pode ser repassado ao consumidor.


O aumento na conta de luz vai ficar, segundo o governo, para depois da Copa do Mundo e das eleições, previsto, por enquanto, para 2015. O governo também estuda aumentar a carga de impostos, mas não informou quais terão a alíquota reajustada.

Clique aqui para ver outras notícias!