FARMÁCIA POPULAR SERÁ FECHADA EM JAÚ

28/07/2017 - 11:40

A partir de 1º de agosto, o posto da Farmácia Popular em Jaú não funcionará mais. A medida foi tomada em função de mudança na forma como o governo federal mantém o programa, que fornece medicamentos mais baratos ou gratuitos. O encerramento deve ser detalhado em entrevista coletiva com o secretário de Saúde, Wagner Brasil, marcada para esta manhã.

A unidade funciona na Rua Marechal Bittencourt por meio de convênio com a Prefeitura, que custeia o quadro de funcionários. O Ministério da Saúde subsidia a medicação. A parceria com as 22 drogarias particulares do Programa Aqui tem Farmácia Popular se mantém. Nesses locais, além de descontos em determinadas fórmulas, os cidadãos podem obter remédios gratuitos para asma, diabete e hipertensão.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou ontem que o valor repassado para a manutenção das 367 unidades será mantido. As prefeituras receberão o mesmo valor, que deverá ser destinado para a aquisição dos remédios para a rede básica. Esta rede, em Jaú, é composta pela Farmácia Central na Rua Quintino Bocaiuva, pelo posto de dispensação no antigo Hospital São Judas e pelos pontos de distribuição nas unidades básicas de saúde.
 
“Não haverá nenhum prejuízo de acesso ao usuário. Pelo contrário, estamos ampliando o acesso, ampliando a oferta de medicamentos e não estamos terminando com o Farmácia Popular”, afirma o ministro Ricardo Barros, por meio da assessoria de imprensa.
 
Segundo o governo federal, a manutenção da rede própria não compensa: cerca de 80% do montante repassado ao programa custeava serviços administrativos, e apenas 20% era destinado para a aquisição de fármacos.
 
Na coletiva de hoje, o secretário também deve falar sobre a unidade de pronto-atendimento do Residencial Bernardi. Nesta semana, Wagner Brasil esteve em Brasília para tentar viabilizar a mudança da vocação do serviço para centro de especialidades. A Prefeitura alega não ter recursos para custeio da UPA.
 
Histórico
 
O posto da Farmácia Popular em Jaú foi inaugurado em outubro de 2008, no último ano de gestão do ex-prefeito João Sanzovo Neto.
 
No fim de 2012, o prédio ficou fechado para atendimento ao público, por causa de furtos ocorridos no local. Após investimentos em segurança do imóvel, a drogaria voltou a funcionar.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!