Fatec entra em greve

18/02/2014 - 09:44

 Professores e funcionários da Fatec de Jaú entraram em greve ontem pela manhã, acompanhando movimento organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza em todo o Estado de São Paulo.

O Centro Paula Souza é autarquia estadual que administra 213 Escolas Técnicas (Etecs) e 59 Fatecs.

A principal reivindicação dos grevistas é referente a envio de projeto do Plano de Carreira e Empregos Públicos da instituição à Assembleia Legislativa.

Segundo o auxiliar-docente da Fatec de Jaú e diretor de base do Sinteps Edson Siqueira dos Santos, a adesão na unidade é total, com apoio dos 86 professores e 38 funcionários. As Etecs Professor Urias Ferreira e Joaquim Ferreira do Amaral, no entanto, não paralisaram as atividades. 

Santos informa que a greve é por tempo indeterminado, sendo que o movimento dependerá do andamento do plano de carreira.

Por meio de nota oficial, o sindicato comunica que os trabalhadores aguardam a implementação de plano de carreira há mais de dois anos e diz que nenhuma posição concreta é fornecida pelo Centro Paula Souza ao Sinteps.


Alunos da Fatec de Jaú apoiam a iniciativa dos trabalhadores. Assembleia deverá ser realizada hoje pela manhã para avaliar o movimento.


O diretor da Fatec de Jaú, Paulo Henrique Buscariollo, entende que a greve ocorre de maneira tranquila e pacífica, mas que a paralisação não é a melhor opção para reivindicar melhorias.


A assessoria de comunicação do Centro Paula Souza informa que aulas perdidas serão repostas e que o anteprojeto do plano de carreira encontra-se atualmente na Secretaria de Planejamento, pasta responsável a partir deste momento por analisar os impactos orçamentários da proposta, e deve ser levado à Assembleia Legislativa nas próximas semanas.

Segundo nota divulgado pela autarquia, “O Centro Paula Souza entende que o plano de carreira será uma grande conquista para os professores e funcionários da instituição. Além dos novos enquadramentos, da progressão especial e dos 30% de horas-atividade aos professores das Etecs, possibilitará a oportunidade de crescimento constante na trajetória profissional em níveis horizontal e vertical, valorizando a titulação e a experiência no mercado”

Clique aqui para ver outras notícias!